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Cultura | 23.03.12 - 17h37

Procon-Recife orienta sobre compras com garantia estendida

Garantia estendida é um seguro e não tem vinculo com fabricante

Ao adquirir um produto é oferecido aos clientes um seguro “garantia estendida” para manutenção, troca ou conserto, após o vencimento da garantia legal (90 dias) ou o prazo estipulado pelo fabricante (garantia contratual). Essa garantia é paga pelo consumidor, portanto aumenta o preço final do produto. A prática é opcional e regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), mas o consumidor deve ficar atento na hora de acatar os termos do contrato. Desde janeiro, nove clientes insatisfeitos prestaram queixa no Procon-Recife.

O consumidor deve ponderar se é vantajosa a compra da garantia estendida, uma vez que a mesma difere da garantia oferecida pelo fabricante, além de sofrer restrições de troca do produto ou a restituição do valor pago pelo mesmo. A modalidade costuma restringir sua abrangência na hora de ser utilizada, portanto preciso ficar atento às limitações.

Também é bom lembrar que a garantia estendida está dissociada do produto, sendo apenas um serviço complementar e que a venda em conjunto com o produto sem especificar que são duas compras distintas, configurando a prática abusiva da venda casada.

A diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, explica que o seguro foi criado para proteger os clientes dos problemas gerados pelos vícios de fabricação, mas tornou-se um produto adicional. “Na hora de realizar uma compra os vendedores insistem para o cliente contratar o seguro, mas é bom lembrar que toda a cobertura deverá estar descrita na apólice. A dica é ler atentamente o contrato para ter certeza que a proposta atende as necessidades”, orienta.

Para utilizar a garantia estendida, o cliente deve ligar para a central de atendimento, onde é indicada a autorizada credenciada para execução da manutenção do produto. Entre outros problemas, a apólice exclui a cobertura por mau uso do produto, não troca o produto como se propõe e os vendedores oferecem o serviço como uma extensão da garantia contratual, quando na realidade é uma apólice de seguro que não tem vinculação com o fabricante.

Para registrar a queixa, os consumidores devem levar cópias das faturas, notas fiscais ou contrato. O Procon-Recife funciona na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no bairro do Derby, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Informações para os cidadãos pelos telefones 0800-281-1311 ou 3355-3282.