NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.12 - 13h22

Semam interdita fábrica de argamassa e materiais de construção

[caption id="attachment_15338" align="alignleft" width="199" caption="A empresa apresentava licença de operações vencida desde setembro. Foto: José Alves"][/caption]

A empresa apresentava licença de operações vencida desde setembro do ano passado

A Secretaria de Meio Ambiente do Recife (Semam) interditou, nesta sexta-feira (23), a fábrica Solossantini, situada na Imbiribeira. A empresa apresentava licença de operações – expedida na época pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) – vencida desde setembro do ano passado. Após várias autuações, notificações e multas, a fábrica foi interditada por não cumprimento dos prazos e exigências estipuladas pela Secretaria, que desde a lei complementar nº 140, é quem tem competência para fiscalizar atividades potencialmente poluidoras no município.

A empresa trabalha com a fabricação de argamassa, cimento, adesivos, areia beneficiada, além de outros produtos não-metálicos para construção civil. A reclamação partiu da população que vive no entorno da fábrica, por causa da poeira produzida. Para poder retomar as suas atividades, a Solossantini deverá, entre outras exigências, providenciar a renovação da licença de operações e filtros para diminuir a emissão de poeira.

Essa é uma atitude extrema que temos que tomar, uma vez que transcorreram todos os prazos, inclusive dilatados, para que a empresa se adequasse às exigências. Acredito que elas sejam fáceis de resolver, e assim que a fábrica cumpri-las, poderá retomar as suas atividades. Fazemos isso também para evitar transtornos de saúde da população do entorno, uma vez que a poeira emitida pela fábrica pode, possivelmente, causar problemas respiratórios”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues. Essa foi a quarta visita feita pela Semam à empresa.