NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.13 - 21h53

Motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito com a Ciclofaixa

A partir deste domingo, 19 ruas e avenidas do Recife terão um cotidiano diferenciado, com o início do projeto da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. “O domingo é um dia de lazer para as famílias e nossa ideia é aumentar as opções para o recifense e o turista. Para que tudo dê certo, é preciso um esforço mútuo, tanto dos agentes públicos quanto da sociedade”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Os motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito, nas ruas e avenidas aonde passarão as rotas da ciclofaixa, utilizando rotas alternativas. A velocidade permitida aos ciclistas dentro da ciclofaixa é de 20 km/h e, nas ruas e avenidas em que ela passar, os veículos terão velocidade máxima reduzida para 40 km/h, todos os domingos e feriados, dias em que o projeto vai funcionar.

Todos os trechos já estão sendo sinalizados desde a última sexta-feira, com placas de trânsito alertando sobre a velocidade máxima permitida nesses dias e locais, bem como a proibição de estacionamento. É proibido estacionar, nos domingos e feriados, nas faixas destinadas à ciclofaixa. Para orientar os motoristas, 102 operadores de tráfego fardados (sendo 51 pela manhã e 51 à tarde) e 48 Guardas da CTTU (24 por turno) estarão a postos no horário de funcionamento da ação, das 7h às 16h.

De acordo com a gerente de Mobilidade da CTTU, Sandra Barboza, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima e sete pontos na carteira de habilitação para o motorista que transitar sobre a ciclofaixa. Já para quem estacionar sobre o trecho destinado à ciclofaixa, a multa é grave, com cinco pontos na carteira. “Quem mora nas ruas e avenidas que a ciclofaixa passar, na hora de dormir, do sábado para o domingo, todo o cuidado para não deixar o carro estacionado após 4h da manhã no local, pois vai estar sujeito a reboque”, alerta Sandra. A partir deste horário, quatro mil cones começam a ser instalados no trajeto.

Com a retirada de uma faixa dos veículos nas rotas da ciclofaixa, é aconselhável os motoristas utilizarem rotas alternativas aos domingos e feriados. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a Imbiribeira pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Neste ponto, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.

Da Zona Norte para a Zona Sul, o motorista pega a rua Real da Torre, segue em frente e terá acesso ao bairro da Madalena, depois chega à Rua Cosme Viana, em Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde tem acesso aos bairros de Boa Viagem, Piedade e todo o litoral Sul. Outra opção para o condutor fazer o deslocamento no eixo Olinda/Boa Viagem é seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. Apenas um trecho de duas quadras da via local da Agamenon, no sentido Olinda/Boa Viagem, estará com uma faixa destinada às ciclofaixas.

A ciclofaixa será móvel e terá duas rotas, da Zona Norte e da Zona Sul, que se conectam, totalizando aproximadamente 25,5 km (levando em consideração os 7 km já existentes da ciclovia da av. Boa Viagem e os 5 km da ciclofaixa de Casa Amarela). O ponto de convergência é o Marco Zero no Recife Antigo. A rota da Zona Norte até o Marco Zero tem aproximadamente 7 km, enquanto a da Zona Sul possui uma extensão aproximada de 6,5 km. Ao todo, 11 bairros estão envolvidos no percurso: Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Recife Antigo, Bairro de São José, Cabanga, Pina e Boa Viagem.

A rota da Zona Norte começa na avenida Parnamirim, na Ciclofaixa de Casa Amarela, e segue pela av. Rui Barbosa, rua Amélia, rua José Luiz da Silveira Barros, av. Agamenon Magalhães (pista local), rua Leopoldo Lins, rua dos Palmares, av. Mário Melo, rua da Saudade, rua Princesa Isabel, av. Rio Branco, av. Alfredo Lisboa, até chegar ao Marco Zero. Já a rota da Zona Sul sai do Parque Dona Lindu, aproveita a ciclovia da av. Boa Viagem, seguindo pela av. Engenheiro Antônio de Góes, av. Engenheiro José Estelita, av. Sul, até chegar ao Marco Zero.

Para atender a população e os turistas, o trajeto da ciclofaixa foi planejado de uma forma que unisse a atividade de lazer a um passeio turístico. Sendo assim, tanto a rota da Zona Norte quanto a da Zona Sul passam por pontos turísticos da cidade. Na Zona Norte, a ciclofaixa sai do Mercado de Casa Amarela, passa pelo Sítio da Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque Treze de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, além do Marco Zero. Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.

INAUGURAÇÃO – Neste domingo, para celebrar o início da Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, o prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos farão o percurso da rota da Zona Norte. O trajeto terá início no Parque da Jaqueira, às 10h, e seguirá pela avenida Rui Barbosa, ruas Amélia e José Luiz Silveira de Barros, avenida Agamenon Magalhães (pista local), ruas Leopoldo Lins, dos Palmares, Mário Melo, Saudade, Princesa Isabel, Rio Branco, Alfredo Lisboa, finalizando no Marco Zero.

À tarde, o prefeito e o governador voltarão ao bairro do Recife, às 16h, para lançar o projeto-piloto “Recife Antigo de Coração”. A Prefeitura fechará algumas ruas do bairro para carros neste domingo, das 8h às 18h. Na ocasião, os dois gestores acompanharão apresentações culturais e esportivas e farão vistoria ao espaço reservado ao público infantil.

SERVIÇO:

Programação “Recife Antigo de Coração” deste domingo (24)

Roteiro da Caminhada Cultural

Mapa geral do “Recife Antigo de Coração”

Mapa da Cliclofaixa de Turismo e Lazer