Estudantes participam de festival esportivo com o tetracampeão Ricardo Rocha
Cerca de 100 estudantes da rede municipal de ensino do Recife tiveram, nesta quarta-feira (23), uma tarde diferente. Eles participaram de um festival esportivo no gramado do estádio José do Rego Maciel, o Arruda, com a presença do tetracampeão mundial Ricardo Rocha. O evento, inédito, aconteceu por conta da partida entre Brasil x Uruguai, pelas eliminatórias da Copa de 2018, e foi promovido pelo CBF Social, departamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltado à promoção de ações de inclusão social.
Os alunos são inscritos no Programa Segundo Tempo (PST), parceria entre a Prefeitura do Recife e o Ministério do Esporte, que oferece atividades esportivas nas escolas municipais. "A equipe da Fifa e da CBF capacitou professores de entidades públicas e privadas, incluindo oito da rede municipal. No festival, os educadores colocaram em prática o que aprenderam, comandando as atividades com os estudantes", explica a supervisora de Eventos da Unidade de Apoio Social (UAS) da Secretaria de Educação, Emilia Braz.
O festival esportivo contou com a participação das escolas municipais Severina Lira, Jandira Botelho e Octávio de Meira Lins. "As atividades uniram o físico ao lúdico, focando na prevenção de lesões provocadas pelo futebol. Tivemos 30 alunos na categoria Sub-9, 30 na Sub-11 e 40 na Sub-13", acrescenta. Pela manhã, estudantes da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto prestigiaram uma exposição, num dos shoppings da cidade, com oito troféus referentes às vitórias do Brasil sobre o Uruguai.
O ex-jogador Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, acompanhou os trabalhos como embaixador da CBF no projeto. "A ação foi pioneira em nível nacional. É muito importante formar o grupo de professores para repassar aos alunos os novos conceitos priorizados pela CBF. O trabalho é uma maneira de estimular a inclusão social", considera.
PST - O Programa Segundo Tempo (PST) é voltado aos alunos da escolas municipais e oferece, no contraturno, modalidades como futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo, badminton e lutas. A cada trimestre, são trabalhadas duas modalidades coletivas e uma individual, além de um tema transversal, como sexualidade e violência. O atendimento do PST aumentou mais de 100%, passando de 45 para 94 núcleos, com 9,4 mil vagas disponibilizadas.