Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 23.03.16 - 17h01

Instituto da Cidade Peópidas Silveira realiza III Seminário Técnico de Mobilidade

O encontro é aberto ao público e acontecerá na próxima semana. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas.

Estão abertas, a partir de hoje (23), as inscrições para o III Seminário Técnico de Construção do Plano de Mobilidade Urbana do Recife. O evento é promovido pela Secretaria de Planejamento Urbano, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de planejamento e estudos urbanísticos da Prefeitura do Recife. O seminário será realizado na quarta-feira da próxima semana (30), no auditório da Prefeitura do Recife, das 14h às 18h. A iniciativa tem por objetivo inserir a população nas discussões sobre a mobilidade, tornando públicas as etapas já alcançadas na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Recife. O seminário é aberto ao público, a inscrição é gratuita e deve ser feita pelo link http://goo.gl/forms/pLWVxvJNDL. Ao todo são oferecidas 100 vagas.

Neste terceiro encontro dois temas serão expostos. O primeiro mostrará detalhes sobre os estudos em andamento para a elaboração do Plano de Mobilidade do Recife. A capital pernambucana foi a primeira cidade da Região Metropolitana a iniciar os estudos e pesquisas para a formulação do Plano de Mobilidade Urbana. Dentre as etapas do trabalho está a Pesquisa de Origem e Destino, elemento fundamental para a elaboração das diretrizes que nortearão as intervenções de mobilidade na cidade. A pesquisa foi lançada em novembro do ano passado e segue disponível no site pesquisademobilidade.recife.pe.gov.br até o dia 30 de março. Até agora mais de 50 mil pessoas responderam a pesquisa.

O segundo tema que fará parte do Seminário será "O Recife Não-Motorizado: discussão sobre pedestres e ciclistas". Neste assunto serão debatidos tópicos que fazem parte do Plano de Mobilidade voltados para as calçadas, travessias de pedestres, ciclovias, bicicletários, por exemplo. Tanto a primeira explanação quanto a segunda, serão conduzidas pelo presidente do ICPS, João Domingos, e pelo secretário executivo de Planejamento de Mobilidade do ICPS e coordenador técnico do Plano de Mobilidade do Recife, Sideney Schreiner.

Sobre a Pesquisa de Origem e Destino - A Pesquisa de Origem e Destino é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade.

As perguntas foram formuladas para fornecerem os dados necessários aos diversos estudos que compõem o Plano, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Este modelo servirá de base para a avaliação de políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife. O ponto de partida, diferente do modelo tradicional feito porta a porta, é conhecer os destinos das viagens realizadas ou seja para onde as pessoas estão indo e não de onde elas estão saindo. Ao responder o formulário, o sistema gera automaticamente um código de autenticação que deve ser anotado e guardado, pois é a confirmação de que o cidadão participou da pesquisa.