NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.03.16 - 19h19

Prefeitura do Recife e Microsoft firmam parceria para beneficiar estudantes e jovens empreendedores da cidade

img_alt

Parceria vai permitir que o município utilize plataformas da empresa de informática em áreas como educação e empreendedorismo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


A Prefeitura do Recife e a Microsoft firmaram nesta quarta-feira (23) um protocolo de intenções onde a empresa disponibilizará programas e conteúdos de apoio à educação e o empreendedorismo na cidade. A iniciativa engloba quatro frentes: acesso às plataformas Microsoft, oferta de capacitação, benefícios para startups, e cidadania, que inclui doação de software. O prefeito Geraldo Julio participou da solenidade que selou a parceria e também contou com a participação do governador Paulo Câmara e representantes do Porto Digital, já que ambos também assinaram protocolos com a Microsoft.

“Esta parceria é importante pelo perfil da economia da nossa cidade, que é a economia ligada à tecnologia e serviços modernos. A parceria vai levar o que é de mais moderno para dentro das nossas escolas para formar nossos professores e dar oportunidades aos alunos com as ferramentas da Microsoft. Nossas crianças vão estar preparadas desde cedo para o mercado de trabalho naquilo que é prioridade para o Recife, que é a atividade de tecnologia e inovação”, destacou o prefeito Geraldo Julio. “O Recife é uma cidade marcada por ter um parque tecnológico de destaque mundial. Aqui nós exportamos software para o mundo inteiro e a média salarial está acima da renda geral de toda a cidade. É muito importante para nós estamos em sintonia com a Microsoft que é uma empresa de destaque global nesta área”, continuou.

"Nossas crianças vão estar preparadas desde cedo para o mercado de trabalho naquilo que é prioridade para o Recife, que é a atividade de tecnologia e inovação”.

Segundo a Microsoft, o acordo com o Recife se diferencia por fornecer aos participantes todos os programas que permeiam a jornada empreendedora, que inicia com a capacitação de crianças e jovens em tecnologia, estimula a criação de ideias inovadoras e a geração e desenvolvimento de startups. A empresa colocará tecnologia de ponta e conhecimento técnico à disposição das redes municipal e estadual de ensino, ONGs e startups. “Nós temos programas que apoiam a educação e o empreendedorismo com as crianças, desde o básico até de fato empreender. Nós acreditamos que educação e empreendedorismo são motores de desenvolvimento social e econômico, e que podem ajudar as pessoas a terem sucesso e gerarem riqueza e inovação para o país”, disse a presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia.

Com a parceria, as instituições de ensino da rede municipal terão acesso à plataforma de produtos Microsoft, incluindo licenças de tecnologias Microsoft, como o Office 365 Educacional, com Word (editor de textos), Excel (planilha de cálculos), PowerPoint (apresentação de slides), OneNote (bloco de notas dinâmico) o OneDrive (armazenamento de arquivos) e ferramentas baseadas na produção de documentos de formato não proprietário (OpenXML) que facilitam o aprendizado dos alunos. Os estudantes também terão acesso gratuito a software de desenvolvimento e design de programas pelo DreamSpark Standard.

A Microsoft disponibilizará ainda conteúdos on-line gratuitos para capacitação básica em TI por meio de diversas iniciativas e da plataforma Microsoft Virtual Academy. Este programa dá acesso a um currículo completo de cursos de tecnologia e ferramentas de aprendizado com treinamentos que vão além das habilidades fundamentais, mas também cursos técnicos avançados para alunos e corpo docente.

No que diz respeito ao apoio ao empreendedorismo, as empresas iniciantes de Pernambuco serão beneficiadas com o BizSpark, que oferece acesso à tecnologia e à nuvem Microsoft, para criação de aplicações e hospedagem de dados e transações, além de suporte técnico, treinamento e gerenciamento de negócios durante 3 anos. Na área de cidadania, serão doados softwares Microsoft para ONGs parceiras da Prefeitura de Recife e do Governo de Pernambuco que atuam em projetos de alfabetização em informática. Para facilitar a comunicação dos cidadãos com o poder público será disponibilizado o aplicativo “Microsoft Cidadão Conectado”, que permite a fiscalização de dificuldades, o envio de proposta de soluções, avaliação dos serviços públicos e acompanhando do desempenho de políticas públicas para a construção de melhores cidades.

Ao governo do estado, à prefeitura e ao Porto Digital caberá o engajamento da população à todas as iniciativas, beneficiando diretamente, escolas, educadores, estudantes, ONGs e startups da região. Participaram do evento ainda Francisco Saboya e Silvio Meira, do Porto Digital.