Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 23.03.17 - 20h04

Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) inicia nova turma

img_alt

Iniciativa da Prefeitura do Recife, PPA garante sete encontros que desmistificam a aposentadoria (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Passo importante e decisivo na vida de qualquer cidadão, a aposentadoria ainda deixa muitas pessoas com dúvidas. Pensando em facilitar o processo, preparar e acolher os servidores municipais para esse grande passo, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria Executiva de Administração e Gestão de Pessoas, deu início a sua 6ª turma, nesta quarta-feira (22). Com uma média de 30 participantes, este é o primeiro grupo de 2017. A expectativa é que aconteçam três turmas por ano.

O PPA contempla sete módulos, sendo realizado em sete encontros ao todo. As temáticas são: Desmistificando a Aposentadoria; Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável; Direito do Idoso e Legislação Previdenciária; Empreendedorismo; Voluntariado e Gestão Financeira; Relações Familiares; e Projeto de Vida.

Atenta a cada informação deste primeiro encontro, a assistente de serviços gerais Telma Maria do Nascimento, de 49 anos, trabalha há 29 anos com educação e acredita que chegou a hora dela se informar sobre a temática da aposentadoria. "Minha expectativa é conseguir aqui todas as informações que eu preciso para entrar com o pedido de aposentadoria, garantindo os meus direitos e também ter informações do que eu posso fazer depois que esse processo realmente acontecer".

Professora da Rede Municipal, Lúcia Maria Bandeira, de 54 anos, disse que já há algum tempo pensa e planeja a aposentadoria, mas que conta com o PPA para novas perspectivas. "Achei muito legal a criação desse programa porque muita gente não está preparada para aceitar esse momento. Para mim, estou considerando o PPA como uma assistência. É algo que vai guiar e orientar especialmente quem está sem muita direção para essas novidades".

Em dois anos de funcionamento, foram capacitados 155 servidores da Prefeitura. Os encontros são quinzenais, às quartas-feiras, das 8h às 12h, no auditório Capiba, do edifício sede da Prefeitura do Recife.

Serviço:

Mais informações: 3355-8687