Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.18 - 15h12

Banda Sinfônica do Recife abre temporada 2018 de concertos

img_alt

Programação de concertos mensais estreia nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, com Mozart,Pixinguinha, Ary Barroso e trilhas sonoras de filmes que marcaram gerações no programa.Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19h (Foto: Wesley D’Almeida/PCR)

 

Nesta quarta-feira (28), a Banda Sinfônica do Recife realiza o primeiro concerto oficial da temporada de 2018, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo gratuito e aberto ao público é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os interessados devem chegar uma hora antes do concerto para garantir ingresso.

Para abrir a noite, o maestro Nenéu Liberalquino e os músicos da Banda Sinfônica irão apresentar a Sinfonia nº 40, composta em 1788, por um dos maiores compositores do ocidente, Mozart. Também será interpretada a música Rushmore, do compositor americano neoclássico Alfred Reed.

O segundo momento do concerto será brasileiríssimo, com a apresentação de um medley de um dos maiores compositores da música popular nacional, Pixinguinha, com trechos das canções Vou Vivendo, Ingênuo, Lamentos e Segura Ele. Ary Barroso também será lembrado no concerto. Dele, será executado o clássico verde e amarelo Aquarela do Brasil.

Passando da Música Popular Brasileira para o Jazz, a banda tocará o Spain, do pianista e tecladista estadunidense Chick Corea, cuja obra transita entre o jazz fusion e o tradicional.

Na sequência, a Banda Sinfônica vai enveredar pelas trilhas sonoras do cinema, executando uma suíte sinfônica do filme Piratas do Caribe, do compositor erudito alemão, Klaus Badelt. A Banda se despede tocando a Dança dos Atores, da ópera A Dama de Orleans, do compositor romântico russo Peter Tchaikovsky.

Banda Sinfônica do Recife - Fundada no dia 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife começou com um efetivo de 34 músicos e se apresentou pela primeira vez no dia 24 de dezembro daquele mesmo ano, no Sítio Trindade. Nestas quase seis décadas de atividades, já teve grandes músicos como regentes, como Geraldo Menucci, o primeiro, Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Patrimônio de todo o povo pernambucano, a Banda Sinfônica do Recife está, desde 2002, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.

 

Serviço:


Primeiro Concerto da Temporada 2018 da Banda Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 28 de março

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da Repúblic, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada Franca

Informações: 3355-3322