Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 23.03.18 - 15h41

Prefeitura do Recife realiza cinco mutirões de Operação Inverno 2018 neste sábado (24)

Serão beneficiadas cerca de 1.100 famílias de todas as regiões do Recife

 

Moradores de Lagoa Encantada, Mangabeira, UR-01, Linha do Tiro e Córrego José Aprígio receberão neste sábado (24), as ações da Operação Inverno 2018. A Defesa Civil do Recife vai realiza cinco mutirões nessas localidades, oferecendo serviços de colocação de lonas, capinação e roçagem do mato nas encostas, orientações sobre prevenção de riscos e distribuição de material informativo. Cerca de 250 servidores estarão envolvidos no trabalho que vai beneficiar mais de 1.100 famílias nas comunidades

Os mutirões da Operação Inverno 2018 serão realizados na Travessa Dois Rios e Rua Guaraciara, na UR-01 (Cohab); e nas ruas Estudante Arlindo Almeida Filho, João Santos Neto, Rosalina Barros Portela, Guerra Junqueira e Agamenon Lafayet, na Lagoa Encantada. Os serviços também serão ofertados no bairro da Mangabeira; na Rua Alto do Reservatório, Rua Macujé e Rua Macieira, no Córrego José Aprígio.

A Operação Inverno 2018 foi lançada esta semana pelo prefeito Geraldo Julio. Com o apoio de 10 Secretarias e órgãos municipais e mais de 6.480 servidores serão executadas 40 obras de contenção de encostas, 350 obras do Programa Parceria e a realizados 12 simulados para preparação contra desastres em áreas de risco. O valor investido na Operação Inverno 2018 é de R$ 81 milhões.

A meta da Defesa Civil é colocar 3.365 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco erealizar 16 mil ações porta-a-porta. Os 12 Simulados de preparação para desastres se caracterizam como exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas para avaliar em tempo real, além do processo de remoção de pessoas das áreas com risco de desastres.

Estão previstas 47 mil vistorias em locais de risco. Está programada a colocação de geomantas em 20 localidades. Escolas das comunidades serão beneficiadas com 300 ações educativas para os jovens estudantes. Nos casos de emergência, a Defesa civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas.

CONTENÇÃO DE ENCOSTAS - Dentro do pacote de obras executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), estão em andamento 15 obras de contenção de encostas, com a construção de muros de arrimo, e outras 25 têm previsão de iniciar ainda este ano. As intervenções vão beneficiar mais de 2,5 mil pessoas.

LIMPEZA DE CANAIS - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai ficar responsável pela limpeza, manutenção e retirada de entulhos de 99 canais localizados em todo o território do Recife. Desde 2013, a Prefeitura do Recife realiza um trabalho de levantamento, planejamento e erradicação de pontos críticos de alagamento, impactando diretamente na mobilidade e na qualidade de vida da população. Até o momento, foram solucionados 67 pontos críticos de alagamento.