Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.03.23 - 17h46

Secretaria de Saúde do Recife realiza balanço para avaliação de uso de ferramentas para detecção e resposta às emergências em saúde pública

img_alt

REDCap e Métrica 7-1-7 foram utilizados durante o Carnaval do Recife para a coleta de dados em tempo real, gerando relatórios informatizados com informações de todos os serviços de saúde (Foto: Divulgação/SESAU)

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou, nesta semana, um encontro para debater as “Lições aprendidas com uso do REDCap e da aplicação da Métrica 7-1-7”. Durante o evento, que aconteceu na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, estavam presentes os setores da Sesau que utilizaram as ferramentas durante o Carnaval da cidade, além de representantes da Vital Strategies Brasil e do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.

 

O REDCap é uma ferramenta que permite o registro de dados em tempo real e automatização das análises. Durante o período de Carnaval da cidade, que aconteceu em fevereiro, fizeram uso desse instrumento, o Samu Metropolitano do Recife, as upinhas da Rede de Atenção Básica, os Serviços de Pronto Atendimento, maternidades, equipes de redução de danos, da Estação Bem-estar, da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, além da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

“Todos os setores avaliaram como positivo o uso dessa ferramenta, que permitiu, em primeiro plano, diminuir o uso de papel nos processos de trabalho, e, principalmente, que pudéssemos analisar os dados de forma mais ágil, facilitando assim a tomada de decisões em tempo oportuno. No próximo Carnaval, serão feitos alguns ajustes em formulários de coleta e essa ferramenta deve continuar a ser utilizada. Inclusive, o seu uso será expandido para áreas que este ano não utilizaram”, relata a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.

 

Esse encontro ainda permitiu a reavaliação dos critérios para aplicação das Métricas 7-1-7 no contexto de grandes eventos. Atualmente, o Recife é o único município do Brasil a participar desse estudo enquanto instrumento de preparação de respostas para emergências de saúde pública. “A partir da experiência exitosa que estamos tendo aqui no município, a Vital Strategies pretende ampliar seu uso para ser testado em outras cidades do Brasil”, reforçou a gerente de Programas da Vital Strategies, Sofia Reinach.

 

As métricas são uma proposta da organização Resolve to Save Lives como nova meta global para avaliação do tempo de identificação, notificação e resposta a emergências em saúde pública, sendo aliadas na prevenção de epidemias. Segundo a métrica, os surtos/emergências de saúde devem ser identificados em sete dias, notificados às autoridades em um dia e, finalmente, devem ter uma resposta estruturada em outros sete dias.