NOTÍCIAS

Cultura | 23.04.12 - 11h39

Prefeitura do Recife inicia a requalificação de mais nove escolas

[caption id="attachment_16916" align="alignleft" width="334" caption="Plano de Requalificação do Parque Escolar. Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Quase R$ 2,3 milhões serão investidos nas obras, que devem ficar prontas no segundo semestre

Por Marcos da Silva

Já estão em andamento as obras da segunda etapa do Plano de Requalificação do Parque Escolar, projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). O objetivo é ampliar, reformar e equipar mais 64 unidades da Rede Municipal de Ensino, além de construir sete novas sedes de escolas existentes, e três novas unidades que não existiam.

No total, R$ 2.281.425,90 serão investidos na modernização dos nove prédios. São eles: escolas municipais Karla Patrícia, em Boa Viagem; Antônio Heráclio do Rêgo, no Fundão; da Mangabeira, no bairro de mesmo nome; Padre Antônio Henrique, no Derby; Vila Sésamo, no Ibura; Luís Lua Gonzaga, na Bomba do Hemetério; Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite; e as creches Ame as Crianças, da Bomba do Hemetério e Zacarias do Rêgo Maciel, na Linha do Tiro/Fundão.

Uma das unidades, a Escola Antônio Heráclio do Rêgo, será dividida em duas, seguindo o padrão de qualidade da Seel, que mantém as instituições de ensino com, no máximo, dez salas de aula. O novo espaço abrigará a Escola Solano Trindade, que funciona na mesma área, em um prédio alugado. Com a reforma, esquadrias vão ser repostas nas salas 9 e 10 da Heráclio, além da modernização dos banheiros, inclusive um para o público masculino e feminino, adaptado para pessoas com necessidades especiais.

No outro bloco, onde ficará a Solano, serão construídos mais uma sala e banheiros masculino e feminino, exclusivamente para os estudantes. Outro sanitário será adaptado e receberá rampas de acessibilidade para deficientes; a secretaria terá um balcão de atendimento e a nova sede contará com um recreio coberto, cisterna e refeitório com despensa, além de um ambiente para higiene, preparo e distribuição dos alimentos.

Os banheiros dos professores serão recuperados, assim como os depósitos de limpeza e material didático. A área de convivência receberá piso e jardim. Após a conclusão das obras, a Escola Solano Trindade continuará abrigando as turmas iniciais, do 1º ao 5º anos, enquanto a Escola Antônio Heráclio do Rêgo, que hoje atende aos educandos do 1º ao 9º anos, ficará com as turmas do 6º ao 9º anos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ambas as unidades terão biblioteca e sala de informática.

Saiba mais detalhes das obras:

                    Escola               Obras
Karla Patrícia  Coberta, capinação, pintura, instalações e elétricas, estrutura de concreto, esquadrias, revestimento nas paredes e teto, piso, acesso para pessoas com necessidades especiais.
Mangabeira Recreio coberto, cozinha, secretaria, depósito para merenda, sala de informática e biblioteca.
Reitor João Alfredo Coberta, piso, revestimento nos banheiros, quadra.
Vila Sésamo Troca do revestimento cerâmico, pintura geral, revisão elétrica e hidrossanitária, recuperação da coberta.
Luís Lua Gonzaga Muro de arrimo, conclusão de bloco com três salas de aula.
Padre Antônio Henrique Construção de quadra, salas de aula, banheiros masculino e feminino, banheiro adaptado e refeitório coberto.
Antônio Heráclio do Rêgo Atualmente tem 24 salas de aula. Será dividida em duas unidades com dez salas de aula cada uma. O novo espaço abrigará a Escola Solano Trindade, que funciona em um prédio alugado. Com a reforma, esquadrias vão ser repostas nas salas 9 e 10 da Heráclio, além da modernização dos banheiros, inclusive um, para o público masculino e feminino, adaptado para pessoas com necessidades especiais. No bloco, onde ficará a Solano, serão construídos mais uma sala, banheiros para os estudantes do sexo masculino e feminino. Outro sanitário será adaptado e receberá rampas de acessibilidade para deficientes; a secretaria terá um balcão de atendimento e a nova sede contará com um recreio coberto, cisterna e refeitório com despensa, além de um ambiente para higiene, preparo e distribuição dos alimentos. Os toaletes dos professores serão qualificados, assim como os depósitos de limpeza e material didático. A área de convivência receberá piso e jardim. Ambas as unidades terão biblioteca e sala de informática.


Creche Obras
Zacarias do Rêgo Maciel Abertura de combogós para ventilação; reforma no refeitório e nos banheiros, que receberão novos vasos, cuba, chuveiro, além de banheiro para crianças com necessidades especiais; construção de escovódromo, revisão elétrica e hidráulica, pintura
Ame as Crianças Construção de rampa para acessibilidade; troca de esquadrias; forro de gesso; colocação de caixa para ar condicionado; escovódromo; reforma dos banheiros dos alunos e da área de serviço, despensa; novas redes elétrica e hidráulica; colocação de cerâmica nas paredes, forro de gesso e balcão em inox; pintura