Saúde do Recife orienta população para a prevenção da meningite no dia mundial de combate à doença
Por Tádzio Estevam
Nesta terça (24) é o Dia Mundial de Combate à Meningite. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife orienta a população que apresentar sintomas que possam evoluir para a doença como: febre alta, de início súbito; dores intensas de cabeça na região da nuca e vômitos a procurarem o serviço municipal de saúde por meio das 121 Unidades de Saúde da Família ou as quatro policlínicas que contam com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA/urgência). Desde o início do ano já foram confirmados 60 casos da doença no município, sendo desse total cinco da forma meningocócica – apresentação mais grave da moléstia. Com relação ao mesmo período do ano passado, o registro foi de 97 casos em geral e sete com a forma meningocócica, o que representa uma queda de 38,14%.
A meningite é um processo inflamatório da meninge (membranas que envolvem o cérebro) causada por bactérias, fungos e vírus. A forma de proteção mais eficaz é a vacina. Existem duas que protegem contra a meningite e que estão disponíveis na rede pública para crianças até dois anos de idade: a Tetravalente e a Meningocócica C conjugada.
Ao chegar na unidade de saúde mais próxima da residência, o usuário será avaliado pela equipe multiprofissional e será encaminhado para o hospital de referência da rede estadual, no caso o Correia Picanço, para que seja realizado o exame clínico laboratorial e o início imediato do tratamento. A Vigilância Epidemiológica do Município informa que não há necessidade de fechar escolas ou outros estabelecimentos devido à ocorrência de um caso, como preconiza a Organização Mundial de Saúde.
Serviço:
Policlínicas com o Serviço de Pronto Atendimento (urgência):
Professor Arnaldo Marques (Ibura) – 3355.1815
Professor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) – 3355.7877
Professor Agamenon Magalhães (Afogados) – 3355.2331
Professor Barros Lima (Casa Amarela) – 3355.2162
Ouvidoria Municipal de Saúde: 0800.281.1520