NOTÍCIAS

Cultura | 23.04.12 - 15h00

Secretaria de Meio Ambiente discute licenciamento ambiental com panificadores

[caption id="attachment_16940" align="alignleft" width="334" caption="Meio Ambiente realizou reunião com panificadores do Recife. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Com o intuito de encurtar a distância entre a Prefeitura do Recife e os setores produtivos da sociedade, a Secretaria de Meio Ambiente realizou, na manhã desta segunda-feira (23), uma reunião com panificadores da capital pernambucana para discutir licenciamento ambiental. O encontrou aconteceu no auditório Capiba, no 15º do edifício-sede da PCR, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues; do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Clóvis Barreto; do presidente do Sindicato dos Panificadores do Estado de Pernambuco, José Cosme da Silva; além de diversos panificadores.

Dentre os donos de padarias presentes, 55 já haviam sido notificados pela Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam) e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como regularizar seu estabelecimento. “O que nos motivou convocá-los foi o alto índice de irregularidades que temos observado nesse setor comercial por conta de poluição. Estamos com o sinal vermelho, pois temos mais de 200 padarias na cidade do Recife e metade delas funcionam sem atender alguns requisitos ambientais básicos. Estamos buscando o contato com os panificadores. Hoje, convocamos 135 padarias para ajudarmos no processo de regularização, o que demonstra que a prefeitura tem dado voz a quem atua no setor e quer regulamentar seu estabelecimento”, ressaltou o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Clóvis Barreto.

Proprietária de uma padaria em Casa Amarela há apenas quatro meses, Lais Santos elogiou a iniciativa. “Não é sempre que podemos esclarecer essas questões burocráticas e técnicas com quem vai te fiscalizar. Isso mostra que a Dirmam não é inimigo do panificador”, destacou.

Exigências - Para o funcionamento das panificadoras, a Secretaria de Meio Ambiente exige licença ambiental, a utilização de madeira certificada, instalação de caixas de gordura e filtros de ar e/ou água. As padarias, se autuadas, recebem multas que variam de R$ 50 a R$ 5 mil, podendo vir a ter suas atividades encerradas caso não estejam adequadas às questões normativas.

Para obter a relação de documentos exigidos, os panificadores podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, situada na Rua Fernando César, n° 65, na Encruzilhada, ou pelos do telefones 3355.5817.