NOTÍCIAS

Cultura | 23.04.15 - 16h14

Estudantes participam de feira literária no Sítio Trindade

Realizado no Dia Mundial do Livro, o evento tem o objetivo de apresentar a história do parque e incentivar a leitura. (Foto: Lú Streitrhosrt/PCR)

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram de uma feira literária promovida pela Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, nesta quinta-feira (23), quando é comemorado o Dia Mundial do Livro. Os estudantes de seis escolas municipais assistiram à apresentação do Grupo Musical Criança Foliã e também participaram de contações de histórias promovidas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Secretaria de Educação do Recife.

De acordo com a diretora da Utec Sítio da Trindade, Ladjane Sobreira, o objetivo da feira, que acontece pelo terceiro ano seguido, é promover um momento cultural dinâmico, lúdico e interativo, com diversos exercícios ligados à Literatura, além de apresentar aos estudantes a história do parque. No decorrer do passeio, os estudantes ouviram contos literários e histórias sobre o Arraial Velho do Bom Jesus, hoje Sítio Trindade, que foi por cinco anos um foco de resistência luso-brasileira contra a invasão holandesa a Pernambuco no século XVII. “É maravilhoso poder realizar essas atividades e divulgar esse espaço que é lindo. No próximo, esperamos poder ampliar o evento e envolver um número maior de escolas”, relatou Ladjane Sobreira.

Um dos participantes que mais aprovou a programação foi Antônio Guilherme, 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Serviço Social de Belém. “Gostei muito. É emocionante ouvir as histórias e é diferente da sala de aula porque estamos em contato direto com a natureza”, avaliou o estudante. Ele e os amigos levaram livros para trocar e participaram de oficina de artes plásticas. À tarde, os estudantes também se envolveram em uma oficina de robótica.

A novidade da feira literária deste ano é que o grande acervo da Utec Sítio da Tindade se tornará itinerante e será disponibilizado para todas as unidades da rede que quiserem participar e produzir o projeto no seus locais de ensino.