Estudantes participam de feira literária no Sítio Trindade
Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino do Recife participaram de uma feira literária promovida pela Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, nesta quinta-feira (23), quando é comemorado o Dia Mundial do Livro. Os estudantes de seis escolas municipais assistiram à apresentação do Grupo Musical Criança Foliã e também participaram de contações de histórias promovidas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Secretaria de Educação do Recife.
De acordo com a diretora da Utec Sítio da Trindade, Ladjane Sobreira, o objetivo da feira, que acontece pelo terceiro ano seguido, é promover um momento cultural dinâmico, lúdico e interativo, com diversos exercícios ligados à Literatura, além de apresentar aos estudantes a história do parque. No decorrer do passeio, os estudantes ouviram contos literários e histórias sobre o Arraial Velho do Bom Jesus, hoje Sítio Trindade, que foi por cinco anos um foco de resistência luso-brasileira contra a invasão holandesa a Pernambuco no século XVII. “É maravilhoso poder realizar essas atividades e divulgar esse espaço que é lindo. No próximo, esperamos poder ampliar o evento e envolver um número maior de escolas”, relatou Ladjane Sobreira.
Um dos participantes que mais aprovou a programação foi Antônio Guilherme, 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Serviço Social de Belém. “Gostei muito. É emocionante ouvir as histórias e é diferente da sala de aula porque estamos em contato direto com a natureza”, avaliou o estudante. Ele e os amigos levaram livros para trocar e participaram de oficina de artes plásticas. À tarde, os estudantes também se envolveram em uma oficina de robótica.
A novidade da feira literária deste ano é que o grande acervo da Utec Sítio da Tindade se tornará itinerante e será disponibilizado para todas as unidades da rede que quiserem participar e produzir o projeto no seus locais de ensino.