Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.04.16 - 10h15

Dia Nacional de Combate à Hipertensão é lembrado com ações de saúde no Recife

As atividades para o público acontecerão no Parque da Jaqueira e no prédio da PCR

 

Na próxima terça-feira (26) é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife programou atividades públicas e palestras voltadas para os profissionais sobre o assunto.

As primeiras atividades acontecerão na terça-feira (26), a partir das 6h30, no Parque 13 de Maio, com um aulão conduzido pela equipe da Academia da Cidade. A partir das 7h, os visitantes poderão aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia, além de receber orientações nutricionais. O evento é uma parceria entre o Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM), a Sociedade Pernambucana de Cardiologia e o Real Hospital Português.

No mesmo dia, à tarde, a partir das 14h, no Auditório do Banco Central, o médico cardiologista e diretor médico do CMEM, Silvio Paffer, dará uma palestra para os profissionais de Saúde da Atenção Básica do Recife sobre hipertensão arterial.

Na sexta-feira (29), a partir das 8h, acontecerá no térreo do Edifício Sede da Prefeitura do Recife uma ação voltada para servidores e público que estiver no prédio. Profissionais da Academia da Cidade farão avaliação física e promoverão um aulão no espaço. As pessoas também poderão aferir a pressão arterial e fazer teste de glicose.

 

Cuidados – A consequência da pressão arterial não controlada dentro da margem estabelecida gera danos a “órgãos-alvo”, como o cérebro, coração, rins, retina e vasos sanguíneos, o que pode provocar derrame e/ou infarto do miocárdio, por exemplo. Para Silvio Paffer, cuidados simples posem evitar as doenças do coração. “As pessoas precisam ter uma alimentação saudável, controlar a quantidade de sal, praticar atividades físicas e buscar combater o estresse e o sedentarismo”, salientou.

 

Assistência – A Secretaria de Saúde do Recife oferece tratamento aos pacientes hipertensos em todas as unidades, e disponibiliza cardiologistas em todas as Policlínicas da Rede de Atenção Básica, além de um centro de referência, o Centro Médico Ermírio de Moraes, especializado em atender pacientes que precisem de acompanhamento. O CMEM é localizado no bairro de Casa Forte e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos e profissionais da Academia da Cidade.