NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.04.18 - 12h11

Sítio Trindade ganha iluminação em LED

 

Pista de Cooper do Parque 13 de Maio também acaba de ser beneficiada com nova iluminação


Com o objetivo de proporcionar maior segurança e atender a um antigo pleito de usuários e gestores do espaço, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está finalizando a implantação de iluminação em LED na pista de Cooper do Sítio da Trindade, Casa Amarela. Foram instalados 25 postes metálicos com 25 luminárias de 58W, além de 500 metros de eletrodutos e aproximadamente 1.500 metros de cabos. A intervenção teve um custo de R$ 50.429,00 e deverá ser concluída nesta quinta-feira (26).

Um serviço similar foi recentemente finalizado na pista de Cooper do Parque 13 de Maio, área central da cidade. Foram instalados 49 postes metálicos com 49 luminárias de 58W e implantados 1.250 metros de eletrodutos com cerca de 1.200 metros de cabos. O valor dessa obra foi de R$ 101.302,10.

Ilumina Recife - A Prefeitura do Recife já instalou 2.799 luminárias em LED no município desde 2013, dentro de seu programa de modernização e eficientização do sistema de iluminação pública, dando continuidade à iniciativa que vem trazendo segurança para a população da cidade desde o início da gestão do prefeito Geraldo Julio. Serão instalados mais 3.897 pontos de iluminação em LED em grandes corredores viários e principais vias de acesso a morros do município.

A implantação de LED nos morros já beneficiou os acessos a diversas comunidades, como Morro da Conceição (com 68 luminárias); Alto Santa Isabel (38 luminárias); Alto José do Pinho (54 luminárias); Alto José Bonifácio (40 luminárias); Alto do Mandu (20 luminárias); na Cohab/Ibura (221 luminárias) sendo contempladas as avenidas Pernambuco, Rio São Francisco, Engenho Serra Verde, Engenho Muribeca, Engenho Muribara, São Paulo, Santa Fé, Rio Largo e 12 de Junho; no Jordão (30 luminárias), sendo contempladas até o momento as Ruas Cristália e 22 de Agosto, além de 47 luminárias na Rua Zumbi dos Palmares, nos Torrões. Outras localidades serão atendidas com a ação, a exemplo da Várzea (UR-7), Água Fria, Nova Descoberta, Passarinho, Sítio dos Pintos, Vasco da Gama, Dois Unidos, entre outros.

Serão beneficiadas ainda com a iluminação em LED as avenidas Boa Viagem, Recife (englobando a Avenida Presidente Dutra e o Viaduto Tancredo Neves), já tendo sido instalado até o momento 357 luminárias, e Avenida Norte, a exemplo da Avenida Professor José dos Anjos que já foi contemplada com 134 luminárias neste processo de requalificação. Em conjunto com as já executadas Ponte Paulo Guerra (15 luminárias) e Ladeira da Cohab (19 luminárias). As lâmpadas atuais são em vapor de sódio e vapor metálico, que são menos eficientes e econômicas que as novas em LED. Enquanto as de vapor de sódio podem durar até 28 mil horas, as de LED chegam a 50 mil horas com pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial.