Recife discute meio ambiente e sustentabilidade
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)e Agenda 21 serão discutidas em palestra, no próximo dia 25
Por Kellen Lima 
Gestão  municipal, meio ambiente e sustentabilidade. Tais eixos fazem parte das  discussões que envolvem a implementação da Agenda Ambiental na  Administração Pública (A3P), bem como da Agenda 21, a serem tratadas no  próximo dia 25, em palestra proferida pela advogada da União e mestra em  direito Maria Augusta Ferreira, que participou da coordenação da Agenda  21 da AGU - Advocacia Geral da União em todo o Brasil .O evento  acontecerá no Auditório Capiba, 15º andar, edifício-sede da Prefeitura  do Recife, às 10h e contará com a participação de todo o secretariado  municipal e seus assessores executivos. 
Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, o encontro “mostra  o compromisso e preocupação da gestão com o meio ambiente. Dessa forma,  abrimos as portas para que, a partir de pequenas ações concretas, em um  processo de construção diário, possamos contribuir com as questões  ambientais da Cidade”, disse o secretário de assuntos jurídicos,  Claudio Ferreira. As modificações visando às questões ambientais e de  sustentabilidade começarão, segundo o gestor, dentro da PCR, seja com  programas de informáticas que diminuirão o número de impressão e uso do  papel, bem como com o consumo racional de energia elétrica, água ou  ainda a coleta seletiva. 
A reunião será o primeiro passo para a  discussão do convênio entre a administração municipal e o Ministério do  Meio Ambiente, que culminará na assinatura de um compromisso formal  assumido entre as duas instâncias. “É uma preocupação da gestão, que  com dinâmicas diferentes, promoverá a consciência ambiental, a  diminuição dos custos e uma Cidade mais sustentável”, finalizou Ferreira. 
Agenda 21 – É um documento concebido a partir da Eco-92, uma conferência mundial,  ocorrida no Rio de Janeiro, no ano de 1992. A partir dele foram  estabelecidos os compromissos de cada país sobre a forma de pensar e  agir de modo comprometido sobre as questões ambientais, envolvendo todos  os setores da sociedade. Cada país é responsável pelo desenvolvimento  da sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão  de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional  (CPDS). 
A3P - é um programa que visa inserir a  gestão socioambiental sustentável às atividades operacionais e  administrativas, relacionadas ao âmbito governamental. A inclusão dos  critérios ambientais na operacionalização da administração pública está  entre seus princípios e vai desde a modificação nos processos de compra e  contratação de serviços, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e  utilização de recursos naturais, tendo como principal objetivo a  melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.