NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.11 - 16h04

Recife discute meio ambiente e sustentabilidade

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)e Agenda 21 serão discutidas em palestra, no próximo dia 25

Por Kellen Lima

Gestão municipal, meio ambiente e sustentabilidade. Tais eixos fazem parte das discussões que envolvem a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), bem como da Agenda 21, a serem tratadas no próximo dia 25, em palestra proferida pela advogada da União e mestra em direito Maria Augusta Ferreira, que participou da coordenação da Agenda 21 da AGU - Advocacia Geral da União em todo o Brasil .O evento acontecerá no Auditório Capiba, 15º andar, edifício-sede da Prefeitura do Recife, às 10h e contará com a participação de todo o secretariado municipal e seus assessores executivos.

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, o encontro “mostra o compromisso e preocupação da gestão com o meio ambiente. Dessa forma, abrimos as portas para que, a partir de pequenas ações concretas, em um processo de construção diário, possamos contribuir com as questões ambientais da Cidade”, disse o secretário de assuntos jurídicos, Claudio Ferreira. As modificações visando às questões ambientais e de sustentabilidade começarão, segundo o gestor, dentro da PCR, seja com programas de informáticas que diminuirão o número de impressão e uso do papel, bem como com o consumo racional de energia elétrica, água ou ainda a coleta seletiva.

A reunião será o primeiro passo para a discussão do convênio entre a administração municipal e o Ministério do Meio Ambiente, que culminará na assinatura de um compromisso formal assumido entre as duas instâncias. “É uma preocupação da gestão, que com dinâmicas diferentes, promoverá a consciência ambiental, a diminuição dos custos e uma Cidade mais sustentável”, finalizou Ferreira.

Agenda 21 – É um documento concebido a partir da Eco-92, uma conferência mundial, ocorrida no Rio de Janeiro, no ano de 1992. A partir dele foram estabelecidos os compromissos de cada país sobre a forma de pensar e agir de modo comprometido sobre as questões ambientais, envolvendo todos os setores da sociedade. Cada país é responsável pelo desenvolvimento da sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).

A3P - é um programa que visa inserir a gestão socioambiental sustentável às atividades operacionais e administrativas, relacionadas ao âmbito governamental. A inclusão dos critérios ambientais na operacionalização da administração pública está entre seus princípios e vai desde a modificação nos processos de compra e contratação de serviços, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e utilização de recursos naturais, tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.