NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.12 - 12h33

Dircon retira ocupações irregulares em área pública de Boa Viagem

[caption id="attachment_18984" align="alignleft" width="334" caption="A ocupação naquele local era ilegal, tinha 47 barracos, mas foi retirada pela Dircon. Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Uma ocupação ilegal formada por 47 barracos foi retirada de cima do túnel Augusto Lucena, na Avenida Desembargador José Neves, em Boa Viagem. A operação, coordenada pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon), aconteceu de forma pacífica, com início às 6h30 desta quarta-feira (23) e envolveu vários órgãos municipais, além da Polícia Militar de Pernambuco.

A ação para retirada dos equipamentos instalados indevidamente às margens do canal do Jordão estava sendo articulada há três meses por técnicos da Dircon, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Segundo dados do levantamento, o local invadido tem apontado indícios de aumento de violência e crimes na área. Outra informação do estudo ressalta que barracos estavam sendo repassados através de aluguel. Inclusive, a polícia já foi informada de pessoas que estavam se beneficiando de espaço público.

De acordo com a secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria de Biase, além de estarem ocupando uma área imprópria para a habitação, não edificante, os moradores, principalmente as crianças, estavam correndo sérios riscos com acidentes. “No local as pessoas estavam expostas à alta velocidade dos veículos que circulam pela via”, ressalta Maria de Biase.

Durante o trabalho de desocupação não houve incidentes. A Dircon disponibilizou equipes de assistentes sociais, além de veículos para transportar móveis e utensílios para o endereço informado pelo morador. Muitas pessoas recolheram no local seus pertences e levaram para residências nas proximidades da invasão. Aqueles que não indicaram um endereço tiveram os móveis recolhidos para o depósito da Dircon, onde poderão ser retirados posteriormente. Toda a madeira e papelão encontrados no local foram recolhidos pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Também participam da operação SAMU, Guarda Municipal, policiais militares do Batalhão de Choque, Rádio Patrulha e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).