NOTÍCIAS

| 23.05.12 - 14h44

PCR oferece curso de reanimação cardiopulmonar

Treinamento inclui procedimentos de respiração e massagem cardíaca

Um grupo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde do Recife participará, nesta quarta-feira (23), das 14h às 18h, de uma capacitação sobre reanimação cardiopulmonar. O curso será oferecido no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, que fica na Rua Manoel Borba, 951, Boa Vista.

A qualificação destacará noções de suporte básico de vida. Ela inclui salvamento e preparação para atendimento médico em vítimas de paradas cardiorrespiratórias. O treinamento envolve parte teórica e prática com a realização de manobras em manequins pediátricos e adultos.

A reanimação cardiopulmonar consiste em uma série de movimentos repetitivos para garantir a oxigenação necessária ao organismo quando, por algum motivo, a circulação sanguínea cessa. Se não receberem sangue devidamente oxigenado, órgão vitais, como coração e cérebro, necrosam, o que pode levar o indivíduo à morte. Os procedimentos básicos para a também chamada ressurreição cardiorrespiratória envolvem procedimentos de respiração e massagem cardíaca.