NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.12 - 18h50

Recife é a primeira cidade brasileira a realizar casamento homoafetivo dentro de um sistema prisional

Evento será realizado nesta quinta (24), na Bom Pastor, com o apoio da Prefeitura

A Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã – SDHSC, realiza o primeiro casamento homoafetivo do Brasil dentro de um sistema prisional. Na cerimônia, que acontece na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, nesta quinta (24), às 18h, será oficializada a união de 13 casais

Legalizada ainda em 2011 pelo Supremo Tribunal Federal - STF, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, incluindo os mesmos direitos e deveres do casamento heterossexual, já possibilitou a muitos casais homoafetivos organizar suas relações e constituições familiares.

“Consideramos uma grande conquista dos Direitos Humanos em nossa Cidade, uma maneira de reconhecer a importância dos direitos e deveres igualitários para todas e todos, numa expectativa de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”, afirmou a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Amparo Araújo.

Os casais entrarão no local da cerimônia ao som de atabaques, tocados por um grupo de reeducandas da Bom Pastor, que fazem parte do  Curso de Música e Percussão, do Projeto Linguagem das Artes, coordenado pela SDHSC, em convênio com o Ministério da Justiça - MJ. A ornamentação ficará por conta das reeducandas da oficina de artesanato, também resultante de convênio da SDHSC com o MJ, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública.