NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.12 - 18h02

Recife oferece mais postos de vacinação contra a gripe

Pontos volantes da Secretaria Municipal de Saúde estão disponíveis em bairros como Boa Viagem, Afogados, Torre, Jaqueira, Boa Vista e Ilha do Leite

Por Larissa Correia

A campanha de vacinação contra a gripe continua com tudo por parte da Prefeitura do Recife. Além das unidades de rede municipal, a população pode ter acesso às doses em diversos postos volantes da capital pernambucana, como os instalados no Mercado da Encruzilhada e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Zaldo Rocha, no mesmo bairro. Em todos os pontos temporários, o funcionamento é sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.  

A Secretaria de Saúde do Recife também disponibilizará vacina contra a gripe em postos armados nos supermercados Todo Dia (Afogados), Carrefour (Torre) e no Macro e no Hiperbompreço da Avenida Recife. As doses poderão ser encontradas ainda nas unidades da rede Bompreço em Boa Viagem (avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, Rua Padre Carapuceiro e dentro do Shopping Recife) e no Arruda (em frente ao Estádio José do Rego Maciel).

Nesta quinta (24) e sexta (25), outros locais também servirão de postos volantes para aplicarem a vacina. A sede do Samu (Av. Manoel Borba, 951, Boa Vista) estará funcionando entre às 8h30 e 11h30. O Parque da Jaqueira também terá um polo que irá funcionar mais cedo, entre às 7h e 9h. Já o ambulatório Maria Fernanda, localizado dentro do Real Hospital Português, realizará a vacina apenas amanhã pela manhã.

A vacinação contra a gripe é indicada para idosos, crianças entre seis e 24 meses de idade, gestantes e profissionais de categorias específicas da saúde. No Recife, o público alvo é formado por aproximadamente 249,5 mil indivíduos. A meta do Governo Federal é, até o próximo dia 25, contemplar pelo menos 80% desse universo, o equivalente a cerca de 200 mil pessoas. Desde o último dia 05, quando foi lançada a campanha, mais de 110 mil já foram beneficiados.

A vacina fornecida este ano protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, incluindo o da Gripe A (H1N1). Ela não deverá ser aplicada em pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina.