NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.13 - 19h18

PCR reforça trânsito com 392 homens e obras contra alagamentos

[caption id="attachment_34466" align="alignnone" width="680"] Geraldo: “Os 559 agentes de trânsito ficarão responsáveis exclusivamente pela fiscalização das irregularidades, as necessidades da população serão prontamente atendidas”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife iniciou nesta quinta-feira (23) duas grandes ações que vão dar mais fluidez ao trânsito da cidade. O prefeito Geraldo Julio assinou dois editais de licitação, sendo um para obras em quatro pontos de alagamento em vias e o outro para contratação de 392 orientadores envolvidos na nova gestão de trânsito e que devem começar a atuar já no segundo semestre. As duas intervenções estão orçadas em R$ 21,6 milhões.

De acordo com o prefeito, ao colocar monitores nas ruas da cidade, os agentes se concentrarão na fiscalização do trânsito. “Hoje, nós lançamos um projeto de peso, que permitirá aos agentes de trânsito ter foco total na fiscalização do trânsito, cobrindo, assim, a demanda atual do município. Uma vez que os 559 agentes de trânsito ficarão responsáveis exclusivamente pela fiscalização das irregularidades, as necessidades da população serão prontamente atendidas”, destacou.

Nas ruas, 376 monitores de tráfego vão ter o papel de orientar motoristas e pedestres, no intuito de evitar a retenção do trânsito, o cometimento de infrações e a ocorrência de acidentes. Eles vão estar espalhados em 11 grandes corredores da cidade, nas avenidas Agamenon Magalhães; Domingos Ferreira; Boa Viagem/Conselheiro Aguiar; Rosa e Silva/Rui Barbosa; Norte; Caxangá; Mascarenhas de Moraes; Recife; Abdias de Carvalho; Real da Torre/João Ivo da Silva/Cosme Viana e Visconde de Albuquerque/Estrada dos Remédios/José Bonifácio.

Mais 16 técnicos farão o apoio administrativo, ficando responsáveis pelo monitoramento de trânsito em toda a cidade, sob coordenação da CTTU, entre eles quatro engenheiros de tráfego, que atuarão em contato com a Central de Monitoramento da CTTU para planejar ações que permitam a agilidade no trânsito. Os monitores não vão ter o poder de notificação de infrações, responsabilidade que ficará a cargo dos agentes de trânsito.



Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo do projeto é a melhoria no monitoramento da operação de trânsito. “Teremos um acréscimo de pessoal e equipamentos de tecnologia, que facilitarão a comunicação entre os agentes e a Central de Monitoramento. Haverá, com certeza, um maior suporte operacional à fiscalização e prevenção de ocorrências nos principais corredores viários”, comenta.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, afirmou que hoje é um dia especial para a mobilidade do Recife. “Com esse incremento, teremos condições para mudar o estado crítico do trânsito da cidade e, por outro lado, vamos melhorar a qualidade da fiscalização, uma vez que os agentes poderão ser, cada vez mais, capacitados e terão melhores condições de trabalho”.

Além do incremento de pessoal, serão comprados equipamentos para que o atendimento nas ruas seja cada vez mais ágil e eficiente. Tablets, rastreadores veiculares, sistema informatizado de gestão, rastreadores pessoais com GPS e conexão 3G, terminais portáteis para registro de ocorrências, e ainda o acréscimo da frota, serão aliados na melhoria do serviço prestado à população.

Com a licitação para instalação de sistemas de drenagem em quatro pontos críticos de alagamento, a previsão é que as obras estejam concluídas em um prazo de cinco meses, a partir da assinatura do contrato, beneficiando milhares de moradores das áreas beneficiadas. Os projetos, elaborados pelos técnicos da Emlurb, terão investimentos de R$ 2, 6 milhões.

Os serviços contemplam recuperação, implantação e ampliação de galerias, construção de caixas de decantação e poços de visita, pavimentação em paralelepípedos e asfalto e, ainda, a recuperação de calçadas. “Essas obras nos quatro pontos críticos de alagamento, é resultado de um planejamento amplo para melhorar as condições da cidade. Nós pretendemos, até o final do ano, concluir outros projetos para acabar com os alagamentos em oito pontos de diversos bairros”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A Emlurb, empresa que elaborou os projetos e ficará responsável pela fiscalização constatou que, na Avenida Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu, o problema dos alagamentos é ocasionado pela ausência de um sistema de drenagem. A solução é a construção de 73 caixas de decantação e a implantação do sistema de drenagem no trecho entre a Avenida Armindo Moura e o Parque.

Nas proximidades da entrada do bairro de Jardim São Paulo, na Avenida Recife será implantado 295 metros de galerias (com 1,50 metro de diâmetro) e seis poços de visita até as imediações do Rio Jiquiá.  Uma das maiores obras é a que envolve o ponto de alagamento da Avenida Domingos Ferreira. Nesse local a Prefeitura vai fazer a ampliação da rede antiga e a construção de novos ramais, totalizando uma extensão de 1.640 metros de galerias.

Na Avenida Norte, nas imediações de Nova Descoberta, além de  de 244 metros de galerias, a rede coletora receberá sete caixas coletoras e 12 poços. As calçadas, o asfalto e o pavimento em paralelepípedo também serão recuperados.