Creche-escola em Roda de Fogo já está em construção
Daqui a dez meses, as crianças de até 5 anos de idade da comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, terão um local de qualidade para estudar enquanto os seus pais trabalham. É que a Prefeitura do Recife começou a construir, na Rua Pintor Hélio Feijó, no bairro dos Torrões, uma Creche-Escola Recife com capacidade para acolher 210 estudantes. Na manhã desta sexta-feira, (23), o prefeito Geraldo Julio esteve no local para autorizar o início da obra, orçada em R$ 2,9 milhões. Na ocasião, o gestor anunciou que o bairro, prioritário do Pacto Pela Vida do Recife, também ganhará uma área destinada aos comerciantes que trabalham no entorno onde a unidade de ensino está sendo erguida.
Desde o início da gestão, cinco creches-escolas já foram entregues à população e outras sete estão em obras, incluindo a unidade de Roda de Fogo. A meta da PCR é entregar 42 equipamentos do tipo até 2016. A creche que começou a ser erguida nesta sexta tem uma área construída de 1.323 m² e vai dispor de seis salas de aula, quatro solários, dois berçários, uma sala de tecnologia multiuso, pátio coberto e playground, seguindo as normas de acessibilidade. No bloco de serviços, a unidade contará com cozinha, copa, lavanderia, rouparia e lactário. Já o setor administrativo terá sala de diretoria, sala dos professores, secretaria e almoxarifado.
Assim que chegou ao local, Geraldo vistoriou o terreno e fez questão de destacar a importância da unidade de ensino para a formação das crianças do bairro. "Estamos construindo mais uma creche-escola e dessa vez a beneficiada é Roda de Fogo, uma comunidade que foi construída pela luta do povo; e a gente traz mais. Além da creche, que vai dá um futuro melhor para as crianças, vamos organizar o comércio informal que hoje está ocupando as calçadas dessa região. Vamos construir um pequeno mercado dentro desse mesmo terreno. Então, estamos trazendo um futuro melhor para as crianças e oportunidade de trabalho também", afirmou o prefeito.
A Creche-Escola Recife oferece o que há de mais moderno em recursos pedagógicos para a educação infantil, com biblioteca e mesas digitais de alfabetização que integram as ações do Programa de Letramento do Recife (ProLer). A intenção é iniciar a leitura, escrita e interpretação de textos já a partir dos 4 anos de idade. Dessa forma, o ProLer atua para atingir a meta de alfabetizar as crianças da rede municipal do Recife até os 6 anos, dois a menos que o recomendado pelo Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Presente ao ato, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, ressaltou a qualidade da estrutura do equipamento construído. "Esta estrutura é uma das coisas que mais nos orgulha, e o que nos faz saber que os meninos daqui vão poder escolher a profissão que quiserem no futuro. Isso é o que nos alegra. Vamos continuar esse trabalho com muita dedicação", assegurou.
MERCADO - O mercado, que será construído para acolher os comerciantes que trabalham no entorno da Rua Pintor Hélio Feijó, no bairro dos Torrões, funcionará dentro do próprio terreno da creche-escola. Todos os ambulantes que trabalham no local já foram devidamente cadastrado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife. O projeto arquitetônico do equipamento já foi concluído. A construção deve ser licitada no próximo mês para que seja iniciada após o período chuvoso.