NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.14 - 16h54

PCR realiza capacitação sobre combate ao tráfico de pessoas com voluntários da Copa

Os 600 voluntários do programa Brasil Voluntário que atuarão em Pernambuco na Copa do Mundo de 2014 irão receber, nos dias 24 e 25 de maio, uma formação presencial sobre o combate ao tráfico de pessoas, violência de gênero contra a mulher, exploração sexual de crianças e adolescentes e homofobia. O evento será realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir das 9h. Os participantes terão acesso a dados sobre os temas e receberão informações sobre como denunciar e orientar as pessoas que estão em situação de violência. Participam da ação as secretarias municipais da Mulher; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Esportes e Copa do Mundo; além das pastas estaduais da Mulher; Criança e da Juventude; e Extraordinária da Copa.

Os integrantes do programa, divididos em três turmas, responderão a questionários e assistirão ao documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, de Joel Zito Araújo, que relata o turismo sexual no país e a exploração de crianças e adolescentes. Em seguida, os voluntários terão acesso ao funcionamento da rede de proteção às pessoas que estão em situação de violência e aos locais em que são realizados as denúncias dos crimes.

Os participantes ainda terão a oportunidade de tirarem suas dúvidas, em uma plenária, com representantes das secretarias envolvidas. "Essas pessoas estarão direto com o público. Por isso, esses encontros são de fundamental importância. Uma vez bem informados, principalmente sobre violência contra mulher e tráfico de pessoas, os voluntários poderão ajudar a combater este tipo de crime", ressaltou a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro. A Secretaria da Mulher do Recife fornecerá números e informações sobre os serviços realizados pelo órgão no enfrentamento à violência de gênero contra mulheres.