NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.14 - 10h13

Sábado (24) será dia de literatura infanto-juvenil no Mamam

A tarde deste sábado (24), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), que fica na Rua da Aurora, será dedicado à literatura infanto-juvenil, com o lançamento do livro Belizbel, do escritor e ator Luciano Pontes. Esta, que é a sua oitava publicação, marca também a estreia de Pontes como ilustrador. A programação, que inicia às 15h30, terá leitura do livro pelo autor, oficina de origami, com Eva Duarte, e apresentação musical com o grupo Eugênio Duo. A entrada é franca.

O livro narra a história de Belizbel, um garoto sonhador e catador de papel que, a partir de uma oportunidade, transformou o sentido de sua vida. O livro faz uma homenagem ao mundo da criação e à liberdade de quem sonha. Narra a aventura de um garoto que, numa inesperada aparição, descobre que numa simples folha de papel pode caber o mundo, pode caber o céu. Belizbel é uma história que encanta e instiga o leitor a querer mais de si e do mundo que o cerca.

Luciano Pontes vem acalentando o desejo de ilustrar a muito tempo, mas aguardou e trabalhou sem pressa para esse momento. De acordo com o autor, foram três anos trabalhando nas ilustrações do livro, entre estudos, esboços e originais. Segundo Luciano, há certa tendência na literatura infanto-juvenil dos escritores virarem ilustradores. “Belizbel marca um novo rumo na literatura pra mim. Sempre pensei por imagens e desejei muito ilustrar, fiz vários projetos de cenários e figurinos para teatro e dança, mas ilustrar foi o maior desafio da minha vida. Atravessei com ele os vários portais da criação, desde vazio, desconfiança, medo e alegria. E, para isso, passei três anos estudando com a artista plástica Badida, além das colaborações dos olhares dos amigos ilustradores André Neves, que assina o projeto gráfico do livro e da Anelise Zimmermann e Elma”, pontua.

Nas imagens, Luciano encontrou, assim como seu personagem, um papel especial que deu uma textura às imagens, que parecem técnica de pastel seco com aquarela. Apesar de o texto fazer relação com a história e uso do papel e dobraduras, ele evitou essa relação direta e buscou aprofundar nas imagens as referências e uso do papel dentro da própria arte. Quem observar bem as ilustrações irá perceber referência ao “Pequeno Príncipe” e ao “Nascimento de Vênus”, de Botticelli, para citar algumas.

Exposições – Quem for ao Mamam poderá ainda conferir as exposições Cães sem Plumas e Entretanto. A primeira conta com curadoria de Moacir dos Anjos e traz obras de 25 artistas visuais brasileiros em torno de um mesmo tema: o poema “O Cão sem Plumas”, do pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nomes de gerações diversas como Eduardo Coutinho, Gil Vicente, Paulo Bruscky e Claudia Andujar integram a exposição. Já Entretanto tem curadoria de Gentil Porto Filho e faz parte do projeto que expõe o acervo do Mamam através de diferentes recortes e reflexões.

Serviço
Lançamento do livro “Belizbel”, no Mamam - Museu de Arte Moderna Aluísio de Magalhães
Data: 24 de maio, sábado
Horário: a partir as 15h30
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Mais informações: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872