NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.14 - 14h26

Vigilância Sanitária do Recife interdita restaurante Casa D’Itália

Estabelecimento não atende a critérios da Categorização para a Copa 2014

O restaurante Casa D’Itália, localizado na Rua Ernesto de Paula Santos, 284, em Boa Viagem, foi interditado pela Vigilância Sanitária do Recife (Visa Recife) nesta sexta-feira, 23. A inspeção é parte do trabalho de fiscalização e Categorização dos Restaurantes do Recife para a Copa do Mundo 2014.

No local foram encontrados irregularidades como: alimentos armazenados no chão, sob temperatura inadequada e com contaminação cruzada, quando tipos de alimentos incompatíveis são armazenados juntos. A gerência do estabelecimento terá de apresentar um cronograma de ação. Após a execução do cronograma, a desinterdição pode ser solicitada e a Vigilância realiza uma nova inspeção.

A interdição cautelar pode dura até 90 dias. O restaurante responderá a um processo administrativo e poderá ser multado em valor que varia de R$ 40 a R$ 400 mil. Em relação ao projeto, o Casa D’Itália não atingiu a pontuação para ser categorizado e foi inserido no grupo Pendes por apresentar situação desfavorável.

No Recife, 158 estabelecimentos foram categorizados, além de outros 18 no Aeroporto Internacional dos Recife/Guararapes. Destes, 2,60% foram inseridos na categoria A; 29,70% na categoria B; 40,60% na categoria C e 27,10% estão pendentes. O resultado final será divulgado após a classificação final será dada pelas notas do 2º ciclo de inspeção, que encerra este mês.

A categorização dos serviços de alimentação no Recife faz parte de uma iniciativa Vigilância Sanitária nacional, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias das 11 Cidades-sede, com exceção de Salvador, com base em experiências bem sucedidas de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A classificação atende a critérios de avaliação que priorizam os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde, como qualidade da água, temperatura, armazenamento e manipulação. As Boas Práticas representam medidas para minimizar eventuais danos à saúde, especialmente as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).