NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.14 - 18h25

Virada Sustentável chega ao Recife no segundo semestre

[caption id="attachment_46131" align="alignleft" width="680"] A capital pernambucana será a primeira cidade do Brasil, depois de São Paulo, onde o evento surgiu, a realizar a virada, com atividades que incentivam a reflexão sobre o meio ambiente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta sexta-feira (23), em seu gabinete, os representantes da Virada Sustentável de São Paulo, André Palhano e Débora Lima Pinto, juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, para tratar da realização do evento na capital pernambucana. A ação reúne atrações culturais e artísticas diversas, com o intuito de informar e promover a reflexão sobre o tema da sustentabilidade. A iniciativa vai aportar no segundo semestre no Recife, que será a primeira cidade a receber o projeto, depois de São Paulo, onde o projeto surgiu.

A Virada Sustentável é um movimento sem fins lucrativos, que além de promover atrações gratuitas e abertas ao público, estimula e acolhe ações e eventos paralelos, todos relacionados ao conteúdo de sustentabilidade.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, a Virada Sustentável é mais uma ação para se somar às políticas da gestão sobre a questão da sustentabilidade. "Nosso governo já atua fortemente com políticas públicas na área de sustentabilidade. Já tivemos a oportunidade de participar de um movimento global, como o Limpa Brasil, que foi um sucesso aqui no Recife. Receber a Virada Sustentável vai promover mais integração e conscientização da população sobre o tema, e temos que continuar somando, o esforço e a força das políticas públicas, com o esforço e a participação da sociedade", declarou o prefeito.

Na terceira edição na cidade de São Paulo - a quarta será em agosto -, a Virada Sustentável trabalha com temas diversos, todos transversais e ligados à preocupação com a sustentabilidade, como mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana, tendo sempre a orientação e informação sobre o meio ambiente como conteúdo principal.

"Recife já vem implementando várias ações de sustentabilidade, tanto na área de política de baixo carbono, já que fizemos o nosso inventário; temos também uma Lei Municipal de sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas; estamos plantando muitas árvores; acabamos de entregar à cidade um legado importante, que é o projeto do Parque Capibaribe; então pensar na Virada Sustentável aqui no Recife é um coroamento para todas essas ações", afirmou a secretária Cida Pedrosa.

No Recife, o evento ainda não tem data definida para acontecer, mas deve ocorrer em meados do segundo semestre. A ação funciona também como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos e empresas locais a adotarem soluções sustentáveis em temas como mobilidade urbana (caminhada, bicicleta e uso do transporte público), inclusão de pessoas com deficiência (acessibilidade, necessidades especiais) e empoderamento do espaço público (parques e praças).

O diretor da Virada Sustentável de São Paulo, André Palhano, falou sobre a importância da chegada do evento no Recife. "É um orgulho pra gente chegar aqui no Recife, que vai ser a primeira capital a receber, depois da edição original que acontece em São Paulo, o nosso evento. Ficamos muito tranquilos por saber que na cidade já existe a preocupação e ações concretas no sentido de melhorar e promover o debate sobre o tema da sustentabilidade, a fim de melhorar a cidade para todos que moram nela", enfatizou André.