NOTÍCIAS

Esportes | 23.05.16 - 11h22

Prefeito abre Caravana do Esporte e das Artes

img_alt

Projeto é em parceria com diversas entidades e vai promover atividades para 1.500 alunos da rede municipal de ensino do Recife até a próxima quarta (25) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O bairro da Campina do Barreto, Zona Norte do Recife, está respirando esportes, lazer e cultura. Foi iniciada na manhã desta segunda-feira (23) a Caravana do Esporte e das Artes, promovida pelos canais ESPN e Disney, em parceria com a Prefeitura do Recife, Instituto Mpumalanga e Instituto Esporte & Educação, com apoio do Unicef. Até a próxima quarta (25), serão desenvolvidas diversas atividades culturais e esportivas com 1.500 alunos da rede municipal de ensino do Recife, que participam de diversas atividades culturais e esportivas. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Geraldo Julio na Arena Caravana, montada no campo da Campina do Barreto.

Estão sendo montadas duas tendas de artes, em que haverá atividades relacionadas à música, dança e confecção de instrumentos musicais; e oito miniestações de esportes, que incluem vôlei, futsal, tênis, atletismo, basquete, slackline, lutas e outros jogos esportivos. Os estudantes do grupo 4 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental da PCR também aprenderão a fazer hortas escolares e poderão conferir peso e altura numa tenda com ações de saúde - esta última é aberta à comunidade. Em todas as atividades da Caravana estão previstas ações de sensibilização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Essas crianças aqui vão ter a sua iniciação esportiva para praticar um esporte que muitas vezes eles não têm oportunidades. Aqui tem a opção de vôlei, basquete, tênis, atletismo, futebol, vários jogos. É mais uma oportunidade para a vida dessas crianças com o papel que o esporte e a cultura têm em afastar os jovens das drogas e da violência”, ressaltou Geraldo Julio. “Aqui a gente tem um campo de futebol que foi transformado em vários pontos de prática esportiva”, continuou.

Nos últimos 11 anos, a Caravana do Esporte e das Artes viajou para 113 municípios de 22 estados brasileiros, incluindo cidades do interior de Pernambuco. O objetivo principal é atuar em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes por meio da arte e do esporte, além de promover ações saudáveis e sustentáveis nas escolas. Enquanto os estudantes participam das atividades culturais e esportivas, os professores passam por formações que mostram como o esporte e a arte podem ser trabalhados pedagogicamente nas unidades de ensino.

“Esse projeto é uma proposta ao município para a boa utilização do espaço público como um espaço para todos, além da garantia de direitos para as crianças de aceso à arte e ao esporte. As crianças vão poder participar de várias atividades esportivas e culturais. Cada um dos espaços é dedicado a um tipo de ação. Elas vão praticar vôlei, basquete, futebol, tênis, e vão vivenciar dança e canto. Ainda vão ter acesso ao cinema Disney, com as últimas produções de filmes e animações”, destacou Adriana Saldanha, coordenadora da Caravana.

Haverá exibição de filmes dentro da programação do Cinema Disney/Caravana, seguida de sessão de fotos com Mickey e Pluto para as crianças. Durante o dia, as exibições dos filmes da Disney serão restritas aos estudantes, enquanto nas noites da segunda e da quarta, as sessões de cinema serão abertas à comunidade.

Cerca de 50 adolescentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da PCR participarão de duas oficinas de literatura e técnicas teatrais, enquanto 60 professores e outros profissionais da Secretaria de Educação do Recife participarão de duas formações com metodologias desenvolvidas pelos Institutos Esporte & Educação e Mpumalanga. “Eu gosto de jogar futebol e aqui eu estou aprendendo outros esportes. Está sendo muito bom pegar essas dicas com os professores aqui”, disse Yuri Cosme da Silva, 14 anos, aluno da Escola Municipal Paulo VI , de Linha do Tiro.

A formação Viva com Arte pretende estimular os docentes a incluir o fazer artístico no cotidiano das escolas. Já a formação em Esporte Educacional, promovida com apoio do Ministério do Esporte, tem o objetivo de qualificar os educadores para que pensem o esporte como ferramenta de educação inclusiva. Os professores também aprenderão a fazer materiais esportivos de baixo custo e verão a diversidade de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, mesmo num campinho de várzea. O material utilizado na Caravana ficará para as escolas, como redes de basquete, raquetes e bolas mais leves, livros, entre outros.

Durante os três dias, diversos artistas e atletas circularão pela Caravana, como as medalhistas olímpicas Alessandra Oliveira, jogadora de basquete, Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e presidente do Instituto Esporte & Educação, Grafite, jogador do Santa Cruz, Milton Mendes, técnico do time coral, entre outros convidados. Também vão marcar presença na edição recifense da Caravana André Rio, Maestro Spok, Maestro Forró, Cannibal, Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, além do ator e apresentador argentino Santiago Magariños. Os cantores participarão de uma espécie de pocket show seguido de bate-papo na noite da terça, aberto ao público.

Como a Caravana coincide com a Semana do Bebê, também realizada numa parceria entre Prefeitura do Recife e Unicef, uma das palestras será sobre desenvolvimento infantil, na manhã da quarta-feira. O tema do debate será “Contribuição do esporte e da arte para o desenvolvimento da criança e do adolescente”.