Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.05.16 - 15h59

Prefeitura do Recife inicia estruturação dos chuveirões de Boa Viagem

img_alt

No total, 47 pontos de fornecimento de água serão desativados. Novos chuveirões serão instalados na orla pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife deu início ao ordenamento dos pontos de fornecimento de água da orla de Boa Viagem. No último sábado (21), teve início a distribuição das notificações sobre a proibição de utilizar a água nos 47 pontos contaminados pela bactéria Escherichia coli. O trabalho tem como principal objetivo evitar riscos à saúde pública, uma vez que análises apontaram a contaminação das amostras. Profissionais da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife participam da ação. A iniciativa foi divulgada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23).

Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife realizaram coletas de amostras de água para análise microbiológica e fisicoquimicas dos pontos de fornecimento de água da orla desde 2014. A ação atende às determinações da justiça, referente a necessidade de adoção de medidas adequadas para evitar o consumo humano de água contaminada nos quiosques, barracas e chuveiros da Orla de Boa Viagem.

Na última visita, foram realizadas 207 coletas de amostras de águas dos chuveirões, barracas da faixa de areia e quiosques. Um total de 47 amostras apresentou resultado insatisfatório, com a presença da bactéria Escherichia coli. Nesses pontos de fornecimento, portanto, a água não poderá ser usada por estar imprópria para consumo humano.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, avalia a ação como muito positiva para a população. "A parceria com os diversos órgãos municipais e estaduais vai deixar o público mais tranquilo e confiante no serviço ofertado na orla. Depois de finalizarmos o processo, a água será de qualidade e não vai causar danos à saúde", comentou ele.

 

IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CHUVEIROS - A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), estuda a viabilidade para implantação de 110 chuveiros de água tratada na faixa de areia da praia de Boa Viagem. Os chuveiros serão alimentados por dois reservatórios que, juntos, tem capacidade para 53 mil litros de água tratada.