Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.05.18 - 21h02

Prefeito Geraldo Julio apresenta sucesso da transparência no Recife no Colab Gov Summit

O gestor destacou as iniciativas da Prefeitura do Recife com dados abertos e o Portal da Transparência, no evento online com transmissão gratuita, que está reunindo nomes nacionais da política, sociedade civil e administração pública

 

Na tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Geraldo Julio foi um dos palestrantes convidados pelo Colab.re para o Colab Gov Summit. No evento, ele ministrou a palestra “Transparência e dados abertos: o caso da Prefeitura do Recife", que detalhou o case de sucesso da Prefeitura do Recife em inovação, transparência e participação social. O Colab Gov Summit é um evento online e gratuito que está reunindo em um ambiente digital, entre os dias 22 e 24 de maio, alguns dos nomes mais importantes do país para compartilhar experiências sobre suas áreas de interesses. A iniciativa tem como objetivo gerar conteúdos para a transformação social através da participação cidadã. 

“Recife é a cidade onde nasceu o Colab. Uma cidade que tem um parque tecnológico muito desenvolvido, intercâmbio internacional de tecnologia ,engenharia de software, inovação e criatividade. Uma cidade marcada por uma população criativa e talentosa. Estamos muito felizes de participar desta iniciativa que alcança muita gente, com baixo custo, que é o que a gestão pública procura fazer em todo país. A nossa fala e nossa contribuição aqui é sobre “inovação e participação social na gestão pública”, e trata de um esforço muito grande que a gente vem, fazendo, de poder envolver a população na gestão pública cada vez mais. Cada um é responsável pela transformação social do lugar onde mora e a inovação tem um papel fundamental nisso”, pontuou em sua fala inicial o prefeito Geraldo Julio.

Em sua fala, o prefeito Geraldo Julio detalhou o funcionamento do Portal da Transparência do Recife. Com reconhecimento nacional pelo seu índice de transparência, a Prefeitura do Recife vem trabalhando para que o cidadão encontre cada vez mais as informações que busca, a exemplo de ações, programas e dados da Prefeitura do Recife como receitas, despesas, planejamento orçamentário e remuneração dos servidores municipais. O portal possui conteúdo abrangente, atualizações diárias e facilidade de uso, atendendo o interesse da sociedade em acompanhar os dados da gestão.

“O nosso Portal da Transparência é muito mais do que publicidade. Publicidade é só a divulgação de alguns dados e alguns números. Transparência é você dar acesso à população, ao cidadão, a informação que ele está buscando. E o nosso portal busca exatamente isso, como os portais mais modernos do Brasil. Com isso, conseguimos pontuações importantes na ONG Contas Abertas, no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas de Pernambuco e na Controladoria Geral da União, atingindo notas máximas e primeiro lugar em todo o Brasil. Somos reconhecidos por isso. O cidadão que procura informações da Prefeitura encontra ferramentas à sua disposição para encontrar o que precisa. Com isso ampliamos a condição do cidadão de participar e colaborar com a gestão pública”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

O prefeito destacou também a adesão da Prefeitura do Recife à plataforma Colab.re, ferramenta de participação social em que o cidadão apresenta demandas do município para serem solucionadas pela prefeitura. Na plataforma, os mais de 10 mil usuários cadastrados têm suas postagens respondidas diretamente pela gestão municipal, através dos órgãos responsáveis por cada solicitação.

O gestor municipal detalhou ainda o programa Dados Recife, onde a Prefeitura disponibiliza para a população 61 conjuntos de dados abertos, fazendo com que a população possa participar, conhecendo todo o conjunto de informações da cidade e, de posse desses dados, tendo a capacidade de propor novas soluções. O Recife foi a primeira capital do Brasil a disponibilizar os dados abertos da gestão, que hoje já conta com o acesso e visualização em mais de 128 países.

Como desdobramento do Dados Recife, a Prefeitura realiza anualmente a Olimpíada Hacker Cidadão, que já está no 5° ano. A maratona de programação, onde as pessoas competem propondo soluções o para a vida das pessoas,já teve vários resultados e ideias completamente aplicáveis à vida cotidiana. Destacaram-se o “Mobilizando Recife”, aplicativo multiplataforma com finalidade de ajudar o cidadão com deficiência a encontrar lugar lugares com estrutura adequada para mobilidade e acessibilidade; Replant, que é um aplicativo para diminuir a burocracia na solicitação de plantio de mudas nas áreas urbanas; o FREEDA, para garantir mais seguranças para as mulheres, informando rotas seguras; e o Ichoveu, aplicativo que faz o monitoramento dos alagamentos com foco em áreas de risco.

COLAB GOV SUMMIT -  O evento online e gratuito pode ser acessado no site summit.colab.re e já contou com palestras de nomes como os prefeitos de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, e de Teresina (PI), Firmino Filho. Além deles, outros nomes como Rogerio Chequer, Pré-candidato ao Governo de São Paulo, o pré-candidato à presidência, Flávio Rocha, e André Barrence, diretor do Google Campus, também participaram. Nesta quinta (24), terceiro dia de evento, a pré-candidata à presidência,  Marina Silva, o prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira, e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara estão na agenda.