Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Política Urbana | 23.05.20 - 14h28

Prefeitura do Recife faz operação no largo comercial de Afogados para cumprimento do decreto de quarentena

img_alt

Ao todo, 179 estabelecimentos foram notificados no bairro no bairro. Desde o sábado (16), 345 estabelecimentos foram autuados pelas equipes da Prefeitura do Recife que estão nas ruas fazendo valer o decreto para salvar vidas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nesta sexta-feira (22) e sábado (23), a Prefeitura do Recife realizou uma grande operação no comercial de Afogados para a fiscalização das determinações do Decreto Estadual 49.017 e 49.024. Funcionários de diversos órgãos percorreram o Mercado Público e a Feira do bairro, além do comércio formal e informal para garantir o estabelecimento da quarentena rígida baseada no decreto na capital pernambucana. Entre as ações, comércios formais e informais foram fiscalizados, houve distribuição de máscaras, colocação de álcool e as blitz de veículos para verificação das placas. Foram realizadas 179 notificações de orientação/educação ou de encerramento de atividade não essencial nos estabelecimentos. Afogados é o quarto bairro a receber uma operação deste tipo desde o início da quarentena rígida, depois de Casa Amarela, Nova Descoberta e Água Fria.

A Prefeitura do Recife esteve presente com cerca de 140 profissionais da Dircon, Guarda Municipal, Csurb, CTTU, Procon Recife, Secretarias de Saúde e de Governo, além da Polícia Militar e outros órgãos. Durante a ação, vários estabelecimentos do comércio formal e pessoas do comércio informal foram abordadas, o que resultou em 152 notificações para ajustes e adequações, e 27 encerramentos de atividades que não estão autorizadas pelo Decreto Estadual, resultando em 179 ocorrências. Entre os estabelecimentos que tiveram suas atividades encerradas estavam lojas de material de construção, óticas, lojas de sapatos, bares, lojas de produtos para o lar, lojas de roupas, vidraçaria, entre outras. Desde o início da quarentena mais rígida, no dia 16 deste mês, 345 estabelecimentos já foram notificados.

De acordo com Lúcia Amorim, Chefe de Divisão da Dircon, os comerciantes e a população já estão cientes da importante destas ações da Prefeitura e vêm colaborando. “A gente fez uma grande fiscalização nos estabelecimentos comerciais ontem (sexta) e hoje (sábado). O que nós constatamos aqui em boa parte dos estabelecimentos foi a ausência de marcadores de distanciamento no chão e de funcionário portando álcool 70 na entrada para oferecer aos clientes. Mas a maioria se comprometeu a corrigir isto para continuar funcionando”, destacou. “Além disso, alguns estabelecimentos foram fechados por não se enquadrarem no perfil autorizado a funcionar de acordo com Decreto Estadual”, acrescentou. 

Ainda em Afogados, a Prefeitura do Recife também realizou a distribuição de máscaras, informativos e a aplicação de álcool 70% na entrada do Mercado Público e na Feira de Afogados, e manterá as ações de distanciamento e higienização que já vêm sendo realizadas dentro de equipamentos públicos ao longo dos dias da Quarentena Rígida. A Guarda Municipal prestou apoio ao trabalho realizado pelos demais servidores, além da Polícia Militar de Pernambuco. Já o Procon Recife, além de fiscalizar o cumprimento do Decreto Estadual, também realizou o monitoramento dos preços aplicados nos produtos em alguns estabelecimentos para verificar se existe abuso no valor ou produtos impróprios para venda com o prazo de validade vencido.

Um efetivo com 12 agentes de trânsito da CTTU estavam em quatro pontos fixos e um volante no entorno do Mercado de Afogados para fiscalizar o cumprimento da medida de restrição de circulação. Os agentes fizeram abordagem dos condutores e, no caso de ação em desacordo com o decreto estadual n° 49.024/2020, o cidadão será orientado a retornar para casa. Além disso, 300 agentes de trânsito ficaram espalhados em 16 pontos da cidade para fiscalizar a medida e orientar a volta para casa se não houver autorização para trafegar naquele dia ou não apresentar declaração de serviço essencial. Os pontos fixos foram na Rua do Acre com Rua Nicolau Pereira; Rua 21 de Abril com Estrada dos Remédios; Largo da Paz com Estrada dos Remédios; e Rua São Miguel com Rua Visconde de Pelotas.

O Projeto Arte que Cura fez parte da ação com a campanha Varal do Bem (Eu cuido de você e você cuida de mim). Na entrada do Mercado Público de Afogados foi montado um painel com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que vem promovendo ações de incentivo à população através das artes, com algumas das máscaras trazendo mensagens de reflexão e afeto como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.