Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 23.05.23 - 20h37

Com nova operação, Prefeitura chega a 50 animais de grande porte recolhidos das ruas do Recife

img_alt

ção reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o bem-estar animal e a segurança da população. Os equídeos recolhidos foram encaminhados ao CVA (Foto: Wagner Ramos/PCR)

O Recife amanheceu com mais uma operação de recolhimento de animais de grande porte abandonados nas ruas e aqueles usados em veículos de tração animal. A ação aconteceu nesta terça-feira (23) nos bairros de Campo Grande, Arruda, San Martin, São José e Joana Bezerra. A ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e de outros órgãos vem intensificando as fiscalizações em cumprimento da Lei 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife. A lei se refere a todas as espécies de animais. Ao todo, já são 50 cavalos resgatados nas abordagens que ocorreram desde janeiro deste ano. 

 

As operações que estão sendo realizadas são mais uma medida da gestão municipal para combater maus-tratos contra animais. No caso dos cavalos, é importante reforçar a responsabilidade que os tutores têm para que não os deixe soltos, aumentando, assim, a possibilidade de acidentes graves. Os animais recolhidos estão sendo levados para o CVA, em Peixinhos, onde passam por exames para avaliar se possuem alguma zoonose, a exemplo de anemia infecciosa e mormo (uma doença infectocontagiosa bacteriana). Caso estejam com algum mal irreversível, será feita a eutanásia. Nos animais saudáveis e sem donos, ou cujos proprietários não tenham apresentado condições de reverem os cavalos (como pelo fato de não possuírem local para criá-los em segurança e adequadamente), serão feitos procedimentos para doação dos animais.

 

A secretária executiva dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, explicou que os animais recolhidos nestas operações passarão por avaliação clínica para descartar qualquer doença infecciosa, receberão assistência veterinária adequada e, posteriormente, poderão ser adotados. Recentemente, a Prefeitura do Recife lançou um edital de credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas capacitadas e interessadas em receber doação de equídeos recolhidos pelo município. “É extremamente importante para a continuidade da operação que pessoas responsáveis assumam a guarda desses animais, para que haja disponibilidade de novas vagas na unidade para onde são encaminhados”, afirmou a gestora. 

 

Além da SEDA e do CVA, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e a Polícia Militar de Pernambuco também participam das operações de fiscalização. As ações têm foco no recolhimento de animais soltos nas vias. No último domingo (21), as equipes da gestão municipal também recolheram animais em uma grande operação, que aconteceu desde o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, até o bairro do Cabanga.