NOTÍCIAS

Cultura | 23.06.12 - 03h08

Maciel Melo e Terezinha do Acordeon celebram centenário de Gonzagão no Pátio de São Pedro

O arrasta-pé rolou solto na noite desta sexta (22), no Pátio de São Pedro. Quem foi ao local pode apreciar o São João promovido pela Prefeitura do Recife. A diversão junina começou com o Desfile das Bandeiras e entrou noite adentro com shows do ritmo mais lembrado da época: o forró. O músico Maciel Melo foi a atração mais esperada da noite.

Antes do músico sertanejo, primeiro subiu ao palco montado no Pátio de São Pedro Carlinhos Monteverde. O forrozeiro apresentou músicas de sua autoria, como Amor de Antigamente e Cadê o galo do Zeca, além de sucessos que iam de Luiz Gonzaga a Alceu Valença.  Em seguida, quem se apresentou foi Jaiminho de Exu, conterrâneo de Gonzagão. Com um forró pra lá de animado, ele contagiou o público e fez muita gente dançar.

Terezinha do Acordeon foi a terceira a se apresentar. Entre as 26 músicas tocadas, muitas de Gonzagão consagradas no imaginário regional e conhecidas pela platéia, como Xote das Meninas e Oia eu aqui de novo.  Ela esquentou o público para receber Maciel Melo, último a se apresentar na noite que antecede o São João.

O forrozeiro Maciel Melo fechou as apresentações, mostrando toda a sua maestria e homenageando o centenário do Rei do Baião. O sertanejo subiu ao palco pouco depois da meia-noite e embalou o público, cantando sucessos como Meu cenário, Que nem jiló e Paraíba masculina e arrancou aplausos calorosos do público que aproveitava cada minuto. “O São João do Recife está ótimo. Vim para apresentar um bocado de mim e um tanto de Luiz Gonzaga. E está sendo o melhor São João da minha vida. Esse advento do centenário está fazendo todo mundo cantar Gonzaga, até quem não gosta, e isso tem um sabor especial”, salientou o músico.

Neste sábado, o Pátio de São Pedro recebe apresentações de quadrilha infantil e adulta, começando às 19h. No palco, quem se apresenta é o sanfoneiro Fogoió dos 8 Baixos, seguido de Marcone Melo, Truvinca e Chico Balla. Na noite de São João, os festejos começam com a Ciranda Dengosa, às 18h. Selma do Coco e Encontro de Coco do Recife encerram as festividades no domingo (24).