NOTÍCIAS

Cultura | 23.06.12 - 01h45

Quadrilha desfilada leva moda e dança ao público do Sítio Trindade

Passarela junina atraiu atenção do público no Sítio Trindade. Foto: Carlos Augusto

No São João 2012 da Prefeitura do Recife, o Sítio Trindade, em Casa Amarela, oferece uma programação variada. Na noite desta sexta-feira (22), além dos shows musicais, o público conferiu mais uma ação do projeto Ocupação Moda São João, realizado pela Gerência de Moda da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), a quadrilha desfilada, que une moda e uma performance coreografada pela bailarina do Grupo Experimental de Dança, Mônica Lira.

Numa passarela de 15 metros em frente ao casarão do Sítio Trindade, ao som das palmas animadas do público e da sanfona do músico Elder Vasconcelos, a atriz e apresentadora, Fabiana Pirro, apresentou o desfile, puxando a quadrilha, que contou com 14 modelos vestindo looks dos estilistas pernambucanos Carol Azevedo, Melk Zda, Beto Normal e Leiloca. “Foi uma grande brincadeira, que permitiu uma interação da moda com a fotografia e com a dança popular, que é a quadrilha junina”, explica a gerente de Moda da FCCR, Carol Monteiro.

Franjas de lurex (tecido à base de lã) com brilho, bordados feitos à mão sobre rendas e linho e renda paetizada, foram alguns materiais utilizados nas confecções dos estilistas, que aprovaram o projeto Ocupação Moda e o São João do Sítio Trindade. “É uma iniciativa muito bacana, que fez os estilistas repensarem, exercer a criatividade e interagir. São João e moda têm tudo a ver”, afirmou Carol Azevedo.

A estilista Leiloca criou os looks dos noivos do desfile e se sentiu em casa no Sítio. “Eu sempre morei no Recife e sinto falta do São João de antigamente. Mas aqui no Sítio eu estou me sentindo completamente num clima de São João, dentro de casa. Tudo muito bucólico, a festa muito tranquila, as pessoas estão lindas. Eu estou amando”. Já para Beto Normal a ação é importante, pois leva mais informação sobre moda ao público.  “É sempre bom ter um projeto que privilegia moda e ainda mais no São João, que nunca fizemos antes. Eu acho ótimo para todo mundo ver e saber um pouco mais sobre moda”, declarou.

Projeto – O Ocupação Moda Cultural foi lançado durante o Carnaval deste ano, sendo realizado no Paço Alfândega, e ganha versão junina pela primeira vez, incluindo espaço expositivo montado em casa da cidade cenográfica do Sítio Trindade. Inaugurado na última sexta-feira (16), o espaço reúne imagens da Missa do Vaqueiro produzidas pelo fotógrafo Aloysio Costa Jr. e criações dos designers de moda pernambucanos Melk Zda, Carol Azevedo, Lourdinha Oliveira, Jaílson Marcos, Beto Normal, Gabi Fonseca e Gustavo Silvestre. O espaço funciona neste sábado (23), das 18h a 1h da manhã; e domingo (24), das 16h até meia-noite. O acesso é gratuito.