NOTÍCIAS

Cultura | 23.06.12 - 03h15

Show de Reinivaldo Pinheiro não deixou ninguém parado na Praça do Arsenal

Por Leonardo Vila Nova

Público ficou saciado com muita energia e forró do sanfoneiro Reinivaldo Pinheiro. Foto: Irandi Souza

Quem marcou presença na Praça do Arsenal da Marinha (Bairro do Recife), na noite dessa sexta-feira (22), para aproveitar o São João promovido pela Prefeitura do Recife, com certeza, saiu impressionado com a energia do cantor e compositor Reinivaldo Pinheiro. O artista, natural de Ouricuri – radicado no Recife há 29 anos –, não deixou a peteca cair e fez todo o público suar de tanto dançar, com sua música que tem o forró como principal inspiração.

O artista faz questão de defender as raízes nordestinas. Músico, poeta e cantador, ele fez um show baseado nos seus quatro discos, além de homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A performance frenética de Reinivaldo não deixou ninguém parado. “Forró é alegria, é arrasta-pé. É o matuto correndo, dançando feliz, pulando fogueira. É fazer o povo balançar, se movimentar. É o que há de mais puro em nossa gente e merece ser louvado sempre”, destacou Reinivaldo.

Ele abriu o show com três canções de sua autoria – Chiado da Vassoura, Peneirando no Baião e Coco Bailado. Durante a apresentação, marcaram presença canções de Luiz Gonzaga - Vem Morena e Assum Preto – e Alceu Valença, com a embolada Papagaio do Futuro. Agradou em cheio ao público, principalmente quem veio de fora, como o técnico em informática espanhol Gonzalo Herrac. Casado com a antropóloga recifense Fabiana Pereira, ele trouxe o filho Pablo, de três anos, para forrozar com toda a família. “Estou adorando esta festa. É algo popular, democrático. Sempre ouvia muito falar, mas, agora, vendo de perto, sinto o quanto essas pessoas valorizam a sua cultura”, disse, extasiado com a animação popular típica do povo recifense.