Show de Reinivaldo Pinheiro não deixou ninguém parado na Praça do Arsenal
Por Leonardo Vila Nova
Quem marcou presença na Praça do Arsenal da Marinha (Bairro do Recife), na noite dessa sexta-feira (22), para aproveitar o São João promovido pela Prefeitura do Recife, com certeza, saiu impressionado com a energia do cantor e compositor Reinivaldo Pinheiro. O artista, natural de Ouricuri – radicado no Recife há 29 anos –, não deixou a peteca cair e fez todo o público suar de tanto dançar, com sua música que tem o forró como principal inspiração.
O artista faz questão de defender as raízes nordestinas. Músico, poeta e cantador, ele fez um show baseado nos seus quatro discos, além de homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A performance frenética de Reinivaldo não deixou ninguém parado. “Forró é alegria, é arrasta-pé. É o matuto correndo, dançando feliz, pulando fogueira. É fazer o povo balançar, se movimentar. É o que há de mais puro em nossa gente e merece ser louvado sempre”, destacou Reinivaldo.
Ele abriu o show com três canções de sua autoria – Chiado da Vassoura, Peneirando no Baião e Coco Bailado. Durante a apresentação, marcaram presença canções de Luiz Gonzaga - Vem Morena e Assum Preto – e Alceu Valença, com a embolada Papagaio do Futuro. Agradou em cheio ao público, principalmente quem veio de fora, como o técnico em informática espanhol Gonzalo Herrac. Casado com a antropóloga recifense Fabiana Pereira, ele trouxe o filho Pablo, de três anos, para forrozar com toda a família. “Estou adorando esta festa. É algo popular, democrático. Sempre ouvia muito falar, mas, agora, vendo de perto, sinto o quanto essas pessoas valorizam a sua cultura”, disse, extasiado com a animação popular típica do povo recifense.