NOTÍCIAS

Administração | 23.06.21 - 10h40

PCR informa o funcionamento dos serviços municipais na véspera e feriado de São João

A Prefeitura do Recife instituiu ponto facultativo a partir das 12h desta quarta-feira (23) e concede feriado na quinta-feira (24), devido ao Dia de São João. Durante toda a quinta-feira (24), alguns serviços e atendimentos prestados pela Prefeitura estarão suspensos ou com horário diferenciado de atendimento. Outros serviços estarão ativos, como é o caso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estará liberada das 7h às 16h, e dos parques Santana e Macaxeira, que funcionarão das 5h às 18h.  Importante lembrar que, mesmo com o feriado, os serviços que são indispensáveis ao cidadão não vão parar. A exemplo da vacinação contra covid-19, que ocorre normalmente nos 20 pontos de imunização disponibilizados pela rede municipal. Na sexta-feira (25), as atividades pausadas devido ao feriado, voltam ao funcionamento normal. 

 

Confira o que abre e fecha no Recife durante o feriado de São João: 

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado de São João, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados a partir das 12h da quarta-feira (23) e durante toda a quinta-feira (24). O funcionamento volta ao normal na sexta-feira (25), a partir das 8h, respeitando as restrições impostas pela pandemia. Mesmo com a retomada dos serviços pós-feriado, o atendimento ao público e visitantes só será permitido mediante agendamento prévio nos setores. Apenas os servidores envolvidos no combate à pandemia da covid-19, além de secretários, secretários executivos e chefes de órgãos trabalharão presencialmente. Mantidas as restrições, a Prefeitura do Recife reforça que todas as equipes estão atentas às demandas dando continuidade às suas rotinas de trabalho de maneira remota.

SAÚDE - Nestas  quarta e quinta-feira (23 e 24), véspera e feriado de São João, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 20 locais de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais funcionarão até 12h da quarta, fecham na quinta e reabrem na sexta-feira (25). A vacinação contra a gripe funciona até às 17h da quarta-feira, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Na quinta-feira, os pontos volantes também não funcionam para gripe, e retornam na sexta-feira (25), tanto nas unidades quanto nos pontos volantes, das 8h às 17h em todos os locais, sem necessidade de agendamento.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (25).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

TURISMO E LAZER - Por conta do feriado junino, no dia 24 de junho a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade, das 7h às 16h. No domingo (27), o percurso também estará à disposição da população. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer oferece um passeio privilegiado e ao ar livre pela cidade, tendo o Marco Zero como ponto de convergência entre as rotas que contemplam 30 bairros recifenses.

Os parques Santana e Macaxeira seguem abertos normalmente. Nos dias de semana, das 5h às 20h, e nos feriados e finais de semana, das 5h às 18h.

JARDIM BOTÂNICO - Devido às festividades do São João, o Jardim Botânico do Recife, localizado na Zona Oeste, funcionará até às 12h nesta quarta (23) e estará fechado na quinta-feira (24).

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) não funciona nesta quinta-feira (24), dia do São João. Na quarta e sexta-feira, dias 23 e 25, respectivamente, o hospital atenderá normalmente a população, prestando os serviços de consulta eletivas e de urgência e emergência, castração, cirurgias e outros procedimentos, no horário das 7h às 18h. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro.

COMPAZ E BIBLIOTECAS POPULARES - Devido ao feriado de São João, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quinta-feira (24), sexta-feira (25) e sábado (26). As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados voltarão ao funcionamento na segunda-feira, dia 28 de junho e os Compaz no dia 29 de junho, terça-feira.

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado de São João, as Agências de Emprego e as Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Os serviços retornam na terça-feira (29) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro). Já na Agência de Casa Amarela, a assistência à população volta na segunda-feira (28). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, com opção de horários das 9h às 17h.

Site para agendamento: http://bit.ly/agendamentoSTQP 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nestas quinta (24) e sexta-feira (25), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. 

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na segunda-feira (28), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

PROCON - O Procon Recife informa que o atendimento presencial no dia 24 de junho não será realizado, mas o consumidor pode acessar o site do órgão procon.recife.pe.gov.br e enviar emails para procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias).

O Procon Recife ainda informa que os recifenses que estão em débito com a Celpe, Compesa, empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi) e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil podem fazer o cadastro no site procon.recife.pe.gov.br até a próxima sexta(25) para participar do processo de negociação. Podem participar da negociação os consumidores cujas dívidas já estão vencidas e reconhecidas no SPC e Serasa. O Procon Recife ainda informa que o cadastro deverá ser analisado e agendado pelo órgão municipal junto à empresa responsável, entre 5 e 30 de julho.

FINANÇAS - Devido ao feriado em comemoração ao São João, a partir das 12h da quarta-feira (23) e durante toda quinta-feira (24), estarão suspensos os atendimentos presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin). Na sexta-feira (25) serão retomados todos os serviços presenciais suspensos em consequência do feriado. Para isso, o cidadão deve agendar previamente seu atendimento através do Portal da Secretaria de Finanças (http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/).   

Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. Devido às restrições impostas para conter o avanço da covid-19, a atividade tem funcionado com a capacidade reduzida,  das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. 

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também estará suspenso durante toda a quinta-feira (24). Sendo retomado na sexta-feira (25), no horário habitual das 9h às 17h. Uma alternativa disponibilizada aos contribuintes é o acesso de alguns serviços da Secretaria dentro do Conecta Recife App e pelo Portal de Finanças, onde 95% dos serviços e processos estão disponíveis para o cidadão.