NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.12 - 09h04

Turismo pelos museus do Recife na volta às aulas


O Museu da Cidade do Recife será um dos pontos de visitação. Foto: Irandi souza.


Equipamentos dão opções aos visitantes desde a época da colonização até modernas obras, além da cidade ser um “museu a céu aberto”
 
Passado o mês de julho, vem agosto trazendo a volta às aulas. Para a maioria, a virada de mês significa fim das férias, da brincadeira, do lazer. Mas quem disse que diversão e ensino não combinam? Essa é uma boa oportunidade dos recifenses se tornarem turistas da sua própria cidade para conhecer mais do passado e da cultura local. Fazer passeios pelos principais museus do Recife é uma boa opção, inclusive para os turistas que visitam a capital pernambucana.
 
Nesses equipamentos, as aulas de História se tornam mais interativas e divertidas, já que os alunos poderão presenciar de perto suas heranças que vão desde a colonização, passando pelo domínio holandês, influência africana e indígena, chegando à modernidade e à contemporaneidade.
 
Os museus estão abertos durante toda a semana, com as mais diversas exposições fixas ou temporárias, além de programações culturais. O visitante terá apenas que escolher quais visitar, já que existem vários com uma diversidade de temas e acervos, e fazer o roteiro. O preço das entradas é simbólico e acessível a todos.
 
Aprenda com os museus
 
Para começar, uma interessante opção são os fortes que existem no Recife. No bairro de São José, por exemplo, está o Museu da Cidade do Recife que fica dentro do Forte das Cinco Pontas, construção holandesa de 1630. No local, o visitante pode desfrutar de um extenso acervo de documentos iconográficos sobre o Recife, além de 150 mil imagens e peças religiosas e de antigas residências. O Museu da Cidade do Recife foi reformado recentemente e será reinaugurado em breve. Já no Forte do Brum, no Bairro do Recife, tem o Museu Militar. O forte foi construído no século XVI para segurança e proteção da povoação do Recife, além de ter sido cenário de inúmeros acontecimentos históricos.
 
Aproveitando a passagem pelo Bairro do Recife, o visitante pode passar pela Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira das Américas e um marco da história judaica no Brasil. De domínio holandês, o local funcionou entre 1641 e 1654, onde podem ser encontrados objetos e pisos do século XVII. Não muito longe, na Rua da Aurora, está o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), que integra o circuito de museus de arte moderna do Brasil e tem seu forte nas exposições temporárias.
 
Ainda no Centro do Recife, especificamente no bairro de Santo Antônio, tem o Museu Franciscano de Arte Sacra, onde os visitantes mais religiosos podem observar valiosas peças do catolicismo no Recife e desfrutar da beleza da Capela Dourada, datada de 1696, um dos melhores exemplos do estilo barroco brasileiro. No Museu Murilo La Greca, no Parnamirim, os amantes da arte contemporânea conhecerão o acervo de 1,4 mil desenhos de Murilo La Greca em técnicas diversas. No local, também são guardadas 160 pinturas e cartas trocadas pelo artista com Portinari e Giacometti.
 
Para saber as origens da obra Casa grande & Senzala, basta ir à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, datada do século XIX, onde viveu o sociólogo Gilberto Freyre. Lá, também são encontrados obras literárias consagradas do autor e um acervo que vai desde exemplar dos Lusíadas a painéis de azulejos portugueses, dos séculos XVI e XVII. Além disso, um castelo em estilo medieval também pode ser encontrado, no Recife, no Instituto Ricardo Brennand. O colecionador pernambucano Ricardo Brennand guarda um acervo de obras de artes das mais diferentes procedências e épocas, que vão desde a Europa Medieval do século XV ao Brasil do século XIX.
 
Serviço:
 
Sinagoga Kahal Zur Israel
Rua do Bom Jesus, 197/203
Tel.: 3224.2128
 
Forte do Brum/Museu Militar
Praça Comunidade Luso-Brasileira
Tel.: 3224.4267/4620
 
Forte das Cinco Pontas/Museu da Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Tel.: 3232.2812
 
Museu do Estado
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Tel.: 3184.3170
 
Museu Franciscano de Arte Sacra
Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio
Tel.: 3224.0994
 
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea.
Tel.: 2121.0352
 
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265, Bairro do Recife
Tel.: 3355.6870 | 3355.6871
 
 Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Tel.: 3232.4276
 
Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre
Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos
Tel.: 3441.1733/2883
 
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano
Rua do Hospício, 130, Boa Vista
Tel.: 3222.4952