Prefeitura retira mais 15 publicidades irregulares na cidade
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), deu andamento à retirada de publicidades fixadas em área pública, o que é proibido. A ação desta terça-feira (23) aconteceu na BR-101, no bairro da Guabiraba. Ao todo, 15 mídias foram desinstaladas ao longo do dia. A ação teve o apoio da Polícia Militar.
Algumas empresas de mídia enviaram técnicos para retirar os equipamentos. “Nós comunicamos essas empresas e realizamos três reuniões. Estamos trabalhando sempre assim, avisando e agindo”, declarou a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A instalação dos equipamentos sem autorização desobedece a Lei de Publicidade Municipal nº 17.521/2008, que normatiza como e onde os outdoors podem ser instalados. Para instalar os equipamentos, a empresa deve solicitar uma licença de instalação junto a uma das seis gerências regionais da Secon. Fiscais da secretaria comparecem ao local e analisam se a área pode abrigar a publicidade.
Somente após essa análise, a licença é liberada. “No caso de área pública, o equipamento não pode ser licenciado e por isso estamos realizando a remoção”, destaca o chefe da Gerência de Operação da Secon, Anízio Aziz, que acompanhou a operação. "Quando é a prefeitura que retira, o material é apreendido. Quando é a empresa, ela pode levar o equipamento", esclareceu Aziz.
A retirada de outdoors teve início em maio, quando foram retirados sete equipamentos do bairro de Boa Viagem. Em junho, mais 37 foram retirados na BR-232, no Curado IV. Em julho, a operação foi realizada na Agamenon Magalhães, com a remoção de 19 equipamentos e, agora, mais 15 na Guabiraba, totalizando 78 equipamentos retirados desde o início da operação.