NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.07.15 - 16h52

PCR realiza Operação Bairro Legal na Zona Norte

img_alt

As calçadas da Avenida Beberibe foram desobstruídas e a fiscalização de trânsito notificou veículos em situação irregular (Foto: Lú Streihorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou, nesta quinta-feira (23), a Operação Bairro Legal, que organizou o passeio público em toda a extensão da Avenida Beberibe. Participaram da ação cerca de 40 funcionários das equipes da Gerência de Operações (Geop), Guarda Municipal, Polícia Militar, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Equipamento como pinos de ferro, cavaletes e pneus foram removidos das calçadas. Além disso, a CTTU autuou cerca de 20 carros estacionados em local proibido.


Previamente, fiscais da 2ª Gerência Regional da Secon fizeram levantamento dos equipamentos irregulares em logradouro público e comunicaram a todos os responsáveis sobre a execução da ação. Desde o início do trabalho na área, foram emitidas cerca de 100 notificações aos estabelecimentos. Os materiais aprendidos na ação poderão ser liberados mediante pagamento de multa, cujo valor pode variar entre R$ 200,00 e R$ 600,00.

Segundo o chefe do operações da Secon Anísio Aziz, a Operação Bairro Legal tem o objetivo de desobstruir o passeio público e recuperar a mobilidade dos milhares de pedestres que passam pela via diariamente. "A apreensão é o último estágio da operação. Avisamos antes, para dar ao responsável a chance de fazer a retirada voluntária", afirmou. Ele ressalta que a fiscalização da área será contínua, para impedir que infratores voltem a instalar equipamentos em logradouro público.

É importante esclarece que a Secon conduz as operações de maneira pacífica, tanto no ato das ações, quanto durante a entrega das notificações. Desde o início desta gestão, fiscais da secretaria já removeram 82.336 faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.342 pinos de ferro, 198 outdoors e toplights, 76 jardineiras e 474 cavaletes e cones. A CTTU também vem atuando na Operação Bairro Legal desde agosto de 2013, com o intuito de melhorar a mobilidade através de ações que coíbem a prática de estacionamento irregular. Até agora, a operação já registrou mais cerca de 54.320 mil notificações, das quais 15.200 foram realizadas em 2015. Além disso, dos cerca de 2.000 veículos removidos durante a operação, 340 foram levados para o depósito entre janeiro e maio deste ano.

BALANÇO – Durante toda esta manhã e início da tarde, na Avenida Beberibe, foram apreendidos pelas equipes da Secon:

- 25 publicidade irregular, entre banners e lambe-lambes;
- 11 cavaletes;
- 10 pneus;
- 12 pinos de ferro
- 09 calhas;
- 03 mesas de ferro;
- 07 mesas de plástico;
- 01 carroça;
- 01 banco de ferro;
- 02 galeteiras;
- 11 cones de plástico;
- 01 barraca de madeira.