Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 23.07.16 - 10h24

Rapper Dexter e Preto Zezé, da Cufa Global, no Compaz

img_alt

Visita foi na tarde desta sexta. Dupla ficou impressionada com o equipamento (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Já era final de tarde nesta sexta-feira quando o rapper Dexter e o presidente da CUFA Global (Central Única de Favelas), Francisco José Pereira, mais conhecido como Preto Zezé, chegaram ao Compaz. O pôr do sol anunciou as boas vindas e o impacto em conhecer o equipamento no Alto Santa Terezinha.

O artista aproveitou a estada no Recife, onde veio fazer um show, para conhecer o Centro Comunitário da Paz, que até então, só tinha ouvido falar. “Me contaram como era aqui, mas me disseram muito mais no olhar e no jeito de lidar com as pessoas”, destacou. “Nunca tinha visto isso. Parabéns. Estou abismado. Fico lisonjeado em saber que existem, de fato, esses lugares. Que as nossas crianças estão sendo cuidadas. Que nem tudo está perdido. A gente vem de lugares que nem todos irão se salvar. Aqui, eu vi o contrário: muitos vão se salvar”, completou Dexter.

Assim que chegou ao Compaz, Dexter foi logo abordado para tirar fotos. A cada passo, mais fãs chegavam para cumprimentá-lo. A visita seguiu para o Dojô, o andar dos Serviços ea biblioteca Afrânio Godoy, que impressionou a dupla que conhece e atua em várias periferias do Brasil.

“Eu fiquei muito feliz porque vi que o poder público está atuando. Geralmente, as coisas feitas para pobre são meia-boca, mais ou menos. A biblioteca possui leituras libertadoras, como Mário Quintana, Dom Hélder Câmara. Ver essas crianças falando sobre literatura, que é uma dificuldade de quem mora na favela -porque livro é muito caro- é gratificante. A exclusão vem com o preço do livro. Aí você vê uma biblioteca dessas, com padrão alto de qualidade. Estou muito impactado com isso aqui”, relatou Preto Zezé. 

DEXTER - é rapper e compositor brasileiro e hoje segue carreira solo. Foi membro do extinto grupo de rap 509-E. Adotou o nome Dexter em meados dos anos 90, lendo a auto-biografia de Martin Luther King Jr, quando descobriu que um de seus filhos se chamava Dexter, que significam vários adjetivos como: direito, correto e etc. Depois de 13 anos no sistema prisional, Marcos Fernandes de Omena ganhou a liberdade em 2011 e tem viajado ao redor do Brasil fazendo shows e palestras. Desde então, já se apresentou ao lado de nomes como Seu Jorge, Mano Brown e Racionais MC's, entre outros, consagrando-se como um dos maiores representantes do Rap nacional.

CUFA - Central Única de Favelas foi criada a partir da união de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro - principalmente negros - que procuram espaços para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A organização tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, ele já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Em 2004, a UNESCO concedeu-lhe como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Hip Hop é a principal forma de expressão CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social. O movimento existe há 20 anos, mas cresce e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as classes sócio-econômicas e deixando para trás o rótulo de "cultura dos excluídos". Ao longo de sua existência, o movimento Hip Hop é a criação de um forte, atraente, com grande potencial, e continua abrindo portas para novos negócios inexplorado.