Recife de Coração nos Bairros leva diversas opções de lazer e serviços para o Parque Caiara
Milhares de pessoas compareceram ao evento e aproveitaram as atividades oferecidas
Rafaela Cristina Cortizo é moradora do bairro Iputinga e saiu de casa para ter um domingo diferente. Ela e os filhos, Rhuanlito Cortizo e Arthur Guilherme, ficaram encantados com o que viram na tarde de hoje (23) no Parque Caiara. "Venho todos os dias à noite para correr e as crianças ficam no parquinho. Um evento como este muda a realidade do bairro e atrai ainda mais gente pra cá", comentou ela. O Recife de Coração nos Bairros chegou ao Parque para realmente mudar a paisagem e levar para população atividades e serviços gratuitos. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
Como os filhos de Rafaela, milhares de crianças aproveitaram a valer o muro de escalada, o estilingue humano, a cama elástica e o tobogã gigante. A oficina de pipas oferecida em parceria com a Uninassau, coloriu o céu. O polo esportivo que também atendeu aos pequenos, atraiu pessoas de todas as idades, inclusive com atividades para as pessoas com deficiência. O Caiara tem uma vocação natural para os esportes e assim, tinham quadras específicas para esportes como o handball, vôlei, basquete, tênis, futevôlei e futi tênis, skate.
Para quem chegava da entrada do parque, algo chamava a atenção. Várias pessoas estavam com um turbante colorido desfilando no evento. A Secretaria da Mulher, em uma ação do Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, estava embelezando as mulheres com este que é um símbolo da cultura negra. Daniele Ferreira chegou até o estande somente porque achou bonita a ação e se impressionou com a causa que ali estava sendo defendida. Até sua filha de dois meses, Maria Alice, entrou na campanha. “É uma forma de se identificar como negra”, falou.
Dona Maria Vicente de Lima, de 72 anos, estava animada em checar a saúde. Ela e suas amigas do grupo de idosos Alegria de Viver aferiram a pressão, participaram das orientações de saúde bucal e já iam ver a glicemia. A Secretaria de Saúde levou diversos serviços gratuitos para atender aos participantes. Além desses, exames de mamografia, informações sobre câncer de mama e do colo de útero, vacinação de Influenza e Tríplice Viral e distribuição de preservativos masculinos e femininos estavam disponíveis.
Além disso, não faltou o polo cultural com shows de Belo Xis e Piu do Cavaco que fazem parte da comunidade, a Orquestra Edson Rodrigues, Orquestra Surreal e o Dançando na Rua nos Bairros, projeto da bailarina Andrea Carvalho com apresentações de grupos de dança recifenses.