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Educação | 23.07.18 - 20h05

Seminário debateu sobre os impactos da Base Nacional Comum Curricular

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Evento tem como objetivo discutir sobre os seus impactos na definição dos currículos, bem como construir estratégias para a sua implementação e fortalecer as Políticas de Ensino e de Formação da Rede Municipal do Recife (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Nesta segunda-feira (23), mais de2.000 profissionais entre professores,representantes do Conselho Municipal de Educação de Recife (CME), Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Conselho Estadual de Educação, se reuniram no Shopping Paço Alfândega (Bairro do Recife) para o IV Semanário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. Como o tema “Em debate a Base Nacional Comum Curricular(BNCC)”, o evento reuniu o Secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo ealguns dos maiores nomes da pedagogia nacional como o professor da UFBA, Cipriano Luckesi, Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare) e Helena Altenfelder (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, em São Paulo), entre outros.

Ao som do cantor Silvério Pessoa os profissionais foram recepcionados com muita música e, das 9h às 16h, participaram de palestras e debates acerca da BNCC. Para o Secretário de Educação Alexandre Rebêlo o seminário é uma oportunidade importante para que os professores e gestores contribuam para a criação da Base. “Não podemos pensar em uma rede como a nossa, sem um currículo. Independente da BNCC é importante organizar e manter uma unicidade. A prática pedagógica é do professor, mas o direito de aprendizagem da criança precisa ser discutido e uniformizado”, defendeu o secretário. 

Em uma das palestras mais aguardadas,Cipriano Luckesi, professor da Universidade Federal da Bahia, debateu sobre “Reflexões sobre currículo escolar e prática pedagógica”. Doutor em Educação, Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e referência em avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi destacou a importância da inclusão escolar e do papel do professor como grande transformador da vida estudantil. “A educação brasileira tem um histórico estarrecedor de exclusão. Discutir a BNCC é fundamental, mas se essa base não for traduzida na sala de aula como ensino, aprendizado e inclusão de crianças, adolescentes e adultos, veremos pouca transformação efetiva”, destacou.   

“Existem as legislações e elas precisam ser atualizadas. A BNCC é uma atualização das proposições e caminhos de como fazer educação ou quais as proposições para a educação, mas tem o outro lado da moeda que precisa ter um olhar de carinho, que é a sala de aula. É onde trabalhamos com o estudante para que ele se forme. Esta em nossas mãos o poder fantástico de ensinar e é preciso usar esse poder a favor da integração deles”, pontuou o professor. Após o seminário, Luckesi ainda visitou a Escola Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. Na ocasião, o professor conversou com o corpo docente da escola, que ansiava por rever seu próprio olhar acerca dos instrumentos avaliativos para uma aprendizagem mais efetiva.

Anna Penido, Diretora do Instituto Inspirare, também partilhou sua experiência com os presentes. Na palestra “Desvendando as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular” a jornalista pontuou que a Base é uma oportunidade para pensar em três questões principais da educação brasileira, como a contemporaneidade, qualidade e oportunidade. Indagações sobre o que é relevante para os alunos do século 21   e se o ensino atual faz sentido para esses jovens, entender quais os direitos de aprendizagem que muitas vezes estão nos marcos legais, mas não chegam às salas de aula, além de repensar as ações como prioridades para garantir a qualidade do ensino foram algumas dos temas levantados por Anna.”A BNCC é uma oportunidade de rever e fazer uma auto análise de nossas ações como professores. Mas acima de tudo é uma importante ferramenta para que possamos assegurar o que essencial para todos os estudantes, que é a  equidade”, finalizou. 

Na programação noturna, o professor Mauro Silva fala sobre a Base Nacional Comum Curricular e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife para Educação de Jovens e Adultos. Encerrando a noite, Rogério Morais, Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife analisa as “Estratégias para implementação da BNCC na Rede Municipal de Ensino do Recife”. Segundo Morais a BNCC é uma oportunidade para revisar a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. “Os debates sobre a Base Nacional Comum Curricular têm acontecido em todo o país e o encontro é importante para construir estratégias para a sua execução e fortalecimento das Políticas de Ensino e de Formação da nossa rede”, finalizou.