NOTÍCIAS

Cultura | 23.08.12 - 17h57

Recife encerra campanha de atualização de caderneta vacinal nesta sexta-feira (24)

Na capital pernambucana, cerca de 160 unidades da rede municipal contam com salas de imunização

A Secretaria de Saúde do Recife encerrará nesta sexta-feira (24) a campanha de atualização de caderneta vacinal. A mobilização teve início no último sábado (18) e envolve cerca de 160 unidades da rede municipal que contam com sala de imunização. A iniciativa é exclusiva para crianças com até cinco anos de idade incompletos.

Estão disponíveis doses para doenças como tuberculose, rotavírus, pneumonia, hepatite B, sarampo e caxumba, entre outras. A novidade é a introdução das vacinas pentavalente e a Inativada Poliomielite (VIP). “É fundamental os pais e responsáveis procurarem as unidades de saúde de posse da caderneta vacinal. Ela será avaliada e permitirá que identifiquemos quais doses deverão ser ministradas em cada criança. Todos os meninos e meninas deverão estar em dia com as vacinas, diminuindo assim os riscos de contrair e desenvolver doenças”, enfatizou.

Durante a campanha, tem havido o reforço na distribuição da Vitamina A, relevante para suprir deficiências nutricionais em crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. A suplementação favorece a redução da gravidade das infecções, diminui a morbimortalidade infantil e ainda contribui para a saúde da visão e o pleno desenvolvimento cognitivo. O produto está disponível rotineiramente na rede municipal. As doses, não injetáveis, devem ser tomadas a cada seis meses.

Para saber qual a sala de vacinação mais próxima do domicílio, moradores da capital pernambucana podem entrar em contato com a Ouvidoria SUS Recife pelo telefone 0800. 281. 1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Novidade - A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu no calendário as vacinas pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Além delas, estarão disponíveis as vacinas do calendário básico para a criança: BCG, hepatite B, Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Saiba Mais - Vacina Pentavalente: Injetável, será administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. Reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a contra a hepatite B e a tetravalente – que protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B (meningite e outras doenças bacterianas). Implica em uma injeção a menos para a criançada. O reforço será feito com a DTP aos 12 meses e com quatro anos de vida.

Vacina Inativada Poliomielite - A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil tomarão a primeira dose injetável aos dois meses e a segunda, aos quatro meses. A terceira dose, aos seis meses, e o reforço, aos 15, continuam com a vacina oral, as famosas duas gotinhas. Mesmo com a doença eliminada no Brasil, a imunização continuará até a enfermidade deixar de ocorrer de forma endêmica em países como Afeganistão e Paquistão.