Dois Unidos e Boa Vista recebem ações de lazer e serviços do Juntos pela Educação
Na manhã deste sábado(22) mais duas escolas do Recife receberam o Programa Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife, que promove diversas atividades de lazer, saúde e cidadania para estudantes, família e comunidade. O prefeito Geraldo Julio esteve nas Escolas Municipais Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, e Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, onde acompanhou durante toda a manhã as apresentações culturais, as atividades de recreação, pintura, contação de historias, entre outras oficinas que eram oferecidas para alunos, pais, professores e demais moradores dos dois bairros.
Os moradores da Boa Vista e de Dois Unidos tiveram uma manhã de atividades de lazer e serviços de saúde e cidadania. As ações aconteceram das 8h às 13h nas duas unidades de ensino. Durante toda a manhã, tiveram apresentações culturais, recreação, pintura, contação de histórias, brinquedos infláveis, exibição de filmes infantis, oficina de empreendedorismo, além de serviços médicos, odontológicos e de beleza para alunos, pais, professores e demais moradores dos dois bairros.
"Essa é uma grande ação de integração de comunidade e escola."
Durante a visita às escolas, o gestor municipal pôde conferir os projetos de robótica e artes que foram feitos pelas crianças. "Essa é uma grande ação de integração de comunidade e escola, onde também podemos ver o quanto nossas escolas municipais estão evoluindo, incentivando, ensinando e orientando os alunos para suas formações em áreas diversas, contribuindo para o fim da evasão escolar. Este é um projeto muito feliz da nossa gestão, onde podemos ter a certeza de que estamos no caminho certo dessa grande transformação pela educação do Recife que queremos fazer, tornando a escola mais atrativa para os jovens e fazendo com que essas crianças tenham no futuro uma oportunidade diferente", afirmou o prefeito Geraldo Julio.
O Juntos pela Educação promove mensalmente atividades nas escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal. A ação da Prefeitura do Recife é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), o Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outros e tudo é realizado com o apoio de voluntários das comunidades e estabelecimentos locais.
Na Escola Municipal Pedro Augusto, o prefeito teve a oportunidade de ver filmes construídos pelos alunos em Stop Motion, fruto das aulas de artes, além de uma apresentação de robótica em homenagem a Ariano Suassuna, e uma apresentação de dança que encerrou as atividades no local."Temos aqui também a oportunidade de mostrar para as famílias tudo o que fazemos na escola, o que seus filhos aprendem. E abrimos as portas não só para as famílias, como para toda a comunidade do entorno", destacou a diretora da Escola Municipal Pedro Augusto, do bairro da Boa Vista.
"Pra gente é muito divertido, é um dia de descontração com conhecimento. Apresentamos nossas pesquisas, trabalhos, o que desenvolvemos na classe", afirmou Layza Vitória, do 7° ano da Escola Pedro Augusto, que com apenas 12 anos fez o filme de animação vencedor do 1° Festival de Stop Motion das Escolas Municipais do Recife, ocorrido em outubro de 2014.
Além da prefeitura, outras instituições são parceiras da ação e ofereceram diversos serviços à população durante a manhã. A Secretaria de Saúde do Recife disponibilizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra gripe, distribuição de preservativos e de kits de higiene e de saúde bucal. Os profissionais também deram orientações sobre o uso consciente da água, além de distribuir hipoclorito de sódio, utilizado para purificar a água. Os moradores tiveram acesso ainda à informações sobre prevenção de doenças, como dengue, leptospirose, filariose, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis. Já a Faculdade de Odontologia do Recife ministrou palestras educativas, distribuiu kits de saúde bucal e escovação com aplicação de flúor, enquanto a Ótica São Paulo fez atendimento oftalmológico.
Durante o período de atividades, representantes da Defensoria Pública também estiveram nas escolas para dar orientações jurídicas aos moradores e dar entrada na segunda via de registro de nascimento ou casamento, teste de DNA gratuito e casamento civil sem o pagamento das taxas. Já a Celpe promoveu palestras sobre eficiência energética e fez doação de lâmpadas para os moradores.
Silmara Andrade, mãe de Sabrina do 4° ano da Escola Municipal Olindina Monteiro, no bairro de Dois Unidos, falou da satisfação em poder prestigiar o evento."É muito bom para os pais, para as crianças. É uma forma de podermos ver o que eles estão aprendendo aqui, de conhecer os colegas deles, estar mais perto da equipe da escola e receber o prefeito aqui, para ouvir a população", falou a manicure. Ainda em Dois Unidos, os moradores tiraram fotos com o prefeito Geraldo Julio, que fez questão de caminhar pelo entorno para analisar melhorias para a área, além de visitar a União de Moradores Comunidade Chagas Ferreira, da região entre Linha do Tiro e Dois Unidos.