Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 23.08.17 - 18h49

Dircon interdita dois bares por irregularidades nesta quarta-feira (23)

img_alt

A operação vistoriou o Winner Sports Bar e o Bodega Estelita do Futuro, ambos na Zona Norte do Recife. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), realizou, nesta quarta-feira (23), a interdição de dois bares localizados na Zona Norte da cidade. O Winner Sports Bar, no Espinheiro, foi interditado por divergência entre o alvará expedido e a real atividade exercida, já que o estabelecimento tem promovido shows e a documentação permite apenas o funcionamento como bar e restaurante. Já o Bodega Estelita do Futuro, nas Graças, foi interditado por não ter alvará de funcionamento e atestado de regularidade dos Bombeiros. A ação também contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Guarda Ambiental e teve como objetivo dar continuidade à atuação da pasta para garantir a regularidade dos estabelecimentos e verificar o cumprimento do decreto municipal 27.248/13. 

Além da questão do alvará, o Corpo de Bombeiros identificou, no Winner Sports Bar, que o atestado de regularidade da corporação estava vencido e encontrou a rota de fuga do local bloqueada por diversos obstáculos. "Essa é a segunda vez que o local é interditado pelo poder público e nós vamos continuar monitorando situação do estabelecimento para resguardar a segurança da população", informou Cândida Bomfim, diretora executiva de Controle Urbano. Já o Bodega Estelita do Futuro não tem alvará de funcionamento expedido, assim como o atestado de regularidade do Corpo dos Bombeiros.

Para a diretora executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, ações desse tipo são fundamentais para proporcionar mais segurança ao público que frequenta esses locais e para os moradores do entorno. “O alvará não é um simples documento. Nele, constam informações importantes sobre o funcionamento dos estabelecimentos e a responsabilidade dos proprietários em atender a legislação. Por isso, é imprescindível que ele esteja expedido, válido e regularizado”, finalizou Bomfim.

Desde 2013, a Dircon realiza um trabalho contínuo de fiscalização de casas de festa, bares, boates e casas de festas infantis, visando garantir a segurança da população e dos frequentadores. Ao todo, mais de 170 estabelecimentos foram vistoriados, com cerca de 70 interdições. As ações são fundamentais para a segurança da população e a Prefeitura do Recife tem atuado de maneira intensa na fiscalização dos estabelecimentos. No entanto, os clientes têm papel fundamental nesse processo de fiscalização. Os telefones para denúncias são 3355.2121 e o 3355-8787.