Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.08.21 - 16h05

Músico homenageia profissionais de saúde do Recife durante vacinação contra covid-19

img_alt

No Centro de Vacinação do Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro, o violoncelista Eugene Alves tocou uma seleção de músicas para saudar os trabalhadores que vêm há tanto tempo se esforçando durante a pandemia. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

A tarde deste domingo (22) teve um som diferente no Centro de Vacinação contra a covid-19 montado pela Prefeitura do Recife no Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro. As músicas que saiam do violoncelo de Eugene Lamy Alves, 28 anos, tomaram o local e se transformaram em homenagem para os profissionais de saúde da linha de frente. O maestro e músico, que mora no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, foi ao espaço para tomar a sua primeira dose da vacina anticovid e aproveitou para saudar os trabalhadores que vêm há tanto tempo se esforçando durante a pandemia.

Ao som de “Carinhoso”, de Pixinguinha, Eugene iniciou sua apresentação. Ele também tocou “Paciência”, de Lenine; “O que é O que é?”, de Gonzaguinha; e finalizou a homenagem com a “Suite No. 6”, de Bach. “Há quase dois anos, os profissionais de saúde vêm trabalhando duramente nesta pandemia para cuidar da população. Quando eu soube que poderia marcar a minha vacina achei que deveria prestar essa homenagem com a minha arte a quem vem se esforçando por nós. A música é uma terapia fantástica e foi ideal para compartilhar esse momento tão especial”, disse o músico, que é recifense e começou a sua história com o violoncelo há 18 anos, no antigo Centro de Criatividade na Rua da Aurora, área central da capital pernambucana.  

Durante a homenagem aos profissionais, o músico ainda defendeu a importância da vacinação. “As vacinas realmente salvam e são seguras. Estamos num momento em que a gente precisa pensar no coletivo e todos precisam se vacinar para podermos voltar às atividades normalmente”, destacou Eugene. Ele complementou sua formação musical na Europa e conquistou diversos prêmios, inclusive o internacional Gala Awards - Entertainment Personality 2015 como maestro e diretor musical do Confusion, um coral inclusivo LGBTI+. Além disso, também gravou um single com o mesmo grupo, alcançando o primeiro lugar em vendas na Irlanda. 

A técnica de enfermagem Natália Neves, 23 anos, que estava vacinando os recifenses agendados neste domingo no Parque de Exposições, ficou muito feliz com a apresentação. “Essa homenagem foi super emocionante, alegrou a todos nós que estamos trabalhando e aos pacientes que vieram tomar a vacina. Trouxe uma luz pro nosso ambiente de trabalho e nos incentivou a continuar nessa missão”, vibrou a profissional que integra o time da vacinação contra a covid-19 no Recife desde o início da campanha, em janeiro.

No Recife, a vacinação está aberta para toda a população adulta da cidade, além dos adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou comorbidades que residem no município. Para receber a dose da vacina, é necessário realizar o cadastro e o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e outros 14 como drive-thrus, em que não é preciso descer do veículo para receber a vacina.

Até o momento, o Recife já aplicou 1.531.289 de doses de vacina anticovid. Desse total, 990.652 são de primeira dose; 480.722 são de segunda dose; e 59.915 são de dose única. Atualmente, 85,4% da população adulta já está com pelo menos uma dose da dose vacina e 44,3% deste mesmo público está com esquema vacinal completo.