NOTÍCIAS

Cultura | 23.08.21 - 16h11

NOTA DE PESAR

 

O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, lamentam a morte do músico Paulo Rafael, uma das guitarras mais ouvidas e respeitadas da história recente da música pernambucana e brasileira.

Ao longo de sua profícua carreira, o músico, nascido em Caruaru, encheu de sentido, talento e riffs a obra de vários artistas. Alceu Valença, com quem tocava há mais de 40 anos, foi sua parceria mais longeva. Paulo Rafael também foi um dos fundadores da banda pernambucana Ave Sangria, além de ter integrado e protagonizado o movimento de rock psicodélico pernambucano Udigrudi.

Em cima e embaixo dos palcos, arranjava com a mesma maestria talento, generosidade e gentileza. “Paulo Rafael marcou sua trajetória indo além do talento artístico, sendo também reconhecido pela generosidade e o profissionalismo, uma reunião de virtudes que escreveu seu nome no cenário cultural brasileiro. Não é apenas a nossa cultura que perde, sem ele: é a arte maior, que não conhece fronteiras. O legado está presente, em tantas músicas e gestos que o fizeram uma referência para colegas e admiradores. Uma vida artística que seguirá reverberando nos mais belos sons”, lamentou Ricardo Mello.