Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.22 - 12h23

Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência teve entrega de certificados de curso de Libras e Passeio de Catamarã

img_alt

Participantes, cerca de 100 pessoas, realizaram passeio de catamarã, também acessível com interpretação em libras, numa parceria com a secretarias de Turismo, Saúde e Educação do Recife. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A abertura da 21ª Semana da Pessoa com Deficiência nesta segunda-feira (22) foi marcada por entrega de certificados de Curso de Libras e Passeio de Catamarã. Um grupo formado por 20 servidores, que atuam como guia de turismo e estagiários vinculados aos Projetos da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, participaram do curso e pretendem  usar o aprendizado para atender os turistas com deficiência auditiva. A solenidade foi realizada no Catamarã do Forte de Cinco Pontas. Participaram da solenidade, Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas; Mustafá Dias, secretário-executivo de Turismo do Recife e o gerente da Pessoa com Deficiente do Recife, Paulo Fernando da Silva.

"As pessoas que vêm com deficiência acessar o turismo no Recife, precisam ser bem recebidas, bem acolhidas e por isso é importante capacitar nossos servidores que estão diretamente em contato com esses turistas", ressaltou Ana Rita.

Ela ainda destaca que além das pessoas que recebem o turista é importante que toda a rede municipal de trabalhadores também participe desse tipo de qualificação para atender cada vez melhor. "Quando uma cidade é boa pra uma pessoa com deficiência é boa para todos", comentou Ana Rita.

A Oficina de Libras teve duração de 30 horas e ofereceu noções básicas e teve como intenção sensibilizar os funcionários para promover uma melhor comunicação com as pessoas surdas. Emanuele Rodrigues é guia de turismo do Recife e participou da formação.  "É importante que o turismo seja acessível a todos  e a pessoa com deficiência  necessita dessa atenção mais especial e eu acho que esse curso vai ajudar bastante, pois vou poder me comunicar melhor, aplicando tudo o que aprendi", disse Emanuele

Cibelle Albuquerque é representante do  Conselho da Pessoa com Deficiência e ressaltou a importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. "Recife vem avançando na implementação de uma política voltada para a pessoa com deficiência e nós que estamos representando o conselho da pessoa com deficiência, estamos vendo essa mudança,  a exemplo da Conde da Boa Vista que é algo que é referência para o segmento", falou Cibelle,

"A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência deste ano trouxe o tema 'Turismo e Lazer Acessível' e a intenção é informar à população sobre os direitos da pessoa com deficiência', ressaltou Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência.

Os participantes, cerca de 100 pessoas, realizaram passeio de catamarã, acessível com interpretação em libras, além da descrição, numa parceria com a  secretarias de Turismo, Saúde e Educação do  Recife.