NOTÍCIAS

Cultura | 23.09.13 - 19h30

Bairro do Totó ganhará um Compaz, Upinha 24h e Cmei

[caption id="attachment_38697" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio anunciou a intervenção em entrevista ao programa CBN Total. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Centro Social Urbano (CSU) Bidu Krause, no bairro do Totó, será transformado pela Prefeitura do Recife em um Centro Comunitário da Paz (Compaz). O prefeito Geraldo Julio anunciou a intervenção em entrevista ao programa CBN Total, nesta segunda-feira (23). Além do equipamento, os moradores do bairro também ganharão uma Upinha 24h e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), que serão erguidos no terreno onde hoje funciona o Bidu Krause.

A meta da Prefeitura é lançar até o final de 2013 os editais para o Compaz e para a Upinha 24h - na obra do centro será inclusa a requalificação do prédio do CSU. Em seguida, será a vez do Cmei. O Gabinete de Projetos Especiais da PCR será o responsável pelas intervenções. Os projetos estão sendo finalizados; por esse motivo a previsão de investimentos ainda não foi fechada.  

"O Bidu Krause funciona em uma área muito importante, mas que ainda não oferece uma infraestrutura moderna e de qualidade para a comunidade. Por isso, nós vamos construir nesse espaço equipamentos direcionados para a juventude, saúde e educação. Nós queremos afastar as pessoas da convivência com as drogas e prepará-las para o futuro", destacou Geraldo Julio.

O Compaz do Totó será equipado com uma biblioteca; espaço de acesso à Justiça, com os serviços do Ministério Público, Defensoria Pública e Procon; salas para mediação de conflitos, apoio às famílias e capacitação profissional. No local, funcionará ainda um teatro, laboratório de informática, videoteca e audioteca, bem como salas de recreação e atividades lúdicas com acompanhamento de artistas educadores.

Ao todo, três centros comunitários da paz já começaram a ser construídos no Recife: no Cordeiro; no Alto Santa Terezinha, onde funcionava o CSU Afrânio Godoy, além de uma Estação do Governo Presente/Compaz, no Coque. Os equipamentos serão entregues no primeiro semestre de 2014. Cada Compaz construído pela PCR terá capacidade para atender até três mil pessoas.

No total, a Prefeitura construirá 20 Upinhas 24h na cidade. Além da unidade que será erguida no bairro do Totó, outras três já estão sendo construídas, no Morro da Conceição, Linha do Tiro e Córrego do Jenipapo. Cada equipamento custará, em média, R$ 1,8 milhão.

A partir de um investimento de R$ 13 milhões, a o Município está construindo oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), unidades que atendem aos padrões arquitetônicos determinados pelo Ministério da Educação. Atualmente, a PCR tem 18 Cmeis em funcionamento, além de 52 creches. Até 2016, serão construídos, ao todo, 42 Cmeis pela gestão atual.

Centro Social Urbano (CSU) -  Atualmente, o Centro Social Urbano Bidu Krause funciona como um espaço integrado que oferece, gratuitamente, uma série de atividades e serviços à comunidade da região. No espaço funciona uma creche, uma escola profissionalizante e um Posto de Saúde. O CSU conta ainda com serviços de emissão de carteira de livre acesso, Posto de Saúde, Junta Militar, um restaurante popular, entre outras atividades.

Dentro do CSU, cerca de 500 pessoas estão inscritas nas modalidades de natação, futsal, futebol de campo hidroginástica, além de dança para a terceira idade, balé e break. As atividades fazem parte do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e do programa Segundo Tempo.

ASSUNTOS: