Duas professoras do Recife selecionadas para encontro em Portugal
Autoras de artigos sobre inclusão de alunos com deficiência, Dulce Pereira e Mércia Ramos tiveram seus trabalhos entre os 13 de Pernambuco aprovados para o II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação
Duas professoras da Secretaria de Educação do Recife tiveram seus trabalhos eleitos entre os 13 selecionados de Pernambuco para participar do II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação, a ser realizado em novembro de 2013 na cidade do Porto, em Portugal. O encontro tem o objetivo de divulgar e compartilhar pesquisas realizadas no Brasil, em Portugal e em países latino-americanos que contribuam para o aperfeiçoamento das políticas, práticas e investigações pedagógicas.
Na edição deste ano, há 765 trabalhos selecionados, de autoria de profissionais dos dois países. Apenas dez desses artigos foram escritos por educadores ligados a secretarias de Educação de Estados ou municípios do Brasil, entre eles os das professoras da rede municipal do Recife Dulce Pereira dos Santos e Mércia Ramos de Barros.
Os projetos das duas docentes são voltados para a inclusão social de estudantes com deficiência das séries iniciais do ensino fundamental. Além de apresentar seus trabalhos, Dulce e Mércia visitarão escolas da rede pública da cidade do Porto que atendem a crianças com deficiência, para trocar ideias com os profissionais lusitanos.
Os trabalhos foram realizados sob orientação da professora doutora Kátia Maria da Cruz Ramos na pós-graduação em educação inclusiva da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Nosso projeto busca implantar uma maneira mais simples de inclusão através do Braile e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ajudando a preparar os professores para atender melhor aos alunos em sala de aula”, ressalta Dulce Pereira, que leciona na Escola Municipal Chico Mendes, no bairro de Areias.
Mércia Ramos, que atua na Escola Municipal Padre José Mathias Delgado, em Jardim São Paulo, explica de que maneira seu trabalho pode contribuir para modificar a relação dos professores itinerantes da Secretaria de Educação do Recife com os alunos com deficiência. “Esse trabalho tem a intenção sugerir novas metodologias de atuação para os educadores itinerantes. Queremos ajudar a melhorar a inclusão desses estudantes na rede municipal do Recife.”
O II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação é realizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, pela Universidade Federal de Alagoas (AFAL) e pela Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO). São parceiras as universidades do Minho e de Lisboa, em Portugal, além das brasileiras PUC/SP, Unesa/RJ, Uneal, UFMG, UFPel e IFAL. A intenção é contribuir para a troca de experiências e propostas metodológicas.
O evento enfoca a formação e a consolidação de redes de mobilidade, intercâmbio e cooperação acadêmicas nacionais e internacionais, ampliando, assim, a formação de pós-graduados, mestres e doutores no Brasil e em Portugal.